Smart Compose chega ao Google Docs do G Suite (em beta)

Smart Compose do Google Docs sugere palavras e expressões para agilizar escrita

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Smart Compose no Google Docs

O Smart Compose é uma maravilha! Você começa a digitar uma mensagem no Gmail e, com base em inteligência artificial, o serviço sugere palavras e expressões para o texto de modo a te poupar trabalho. Agora, essa função está chegando ao Google Docs do G Suite.

Para o Gmail, o Smart Compose foi anunciado no meio de 2018. Na versão web do serviço, as palavras ou expressões sugeridas aparecem em cinza. Se você quiser incluir a sugestão no seu texto, basta pressionar Tab. Dependendo do que você estiver escrevendo, essa é mesmo uma função que te ajuda a ganhar tempo.

Faz bastante sentido que a ideia agora esteja sendo levada ao Google Docs do G Suite, portanto. Muita gente utiliza o editor de textos para elaborar documentos comerciais ou profissionais que, como tal, seguem um padrão de escrita que pode ser previsto pelo Smart Compose.

Além de fazer o usuário gastar menos tempo digitando, a ferramenta pode ajudá-lo a prevenir erros gramaticais ou ortográficos. Quanto mais o Smart Compose for usado, mais a sua tecnologia assimilará o padrão de escrita do usuário, o que deve fazer as sugestões ficarem mais precisas com o passar do tempo.

Smart Compose no Google Docs

Mas, na atual fase, é preciso levar dois fatores em consideração. O primeiro é que o Smart Compose do Google Docs está em beta, por isso, pode dar sugestões não tão precisas ou elas podem demorar mais do que o tolerado para aparecer. O segundo fator é que, por ora, a novidade funciona só em inglês.

Leve em conta também que a funcionalidade está sendo disponibilizada para usuários do G Suite, mas não no Google Docs de contas pessoais. Administradores interessados em liberar o recurso em suas organizações devem se inscrever aqui para participar do beta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados