Microsoft revela detalhes sobre apps para Surface Neo e Duo com tela dupla

Microsoft Surface Duo é celular com Android, e Surface Neo roda Windows 10X; desenvolvedores poderão usar as duas telas

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Surface Neo
Microsoft Surface Neo

Em outubro, a Microsoft revelou a existência de dois dispositivos com tela dupla: o celular Surface Duo com Android, e o Surface Neo com Windows 10X. Agora, a empresa menciona os primeiros detalhes para desenvolvedores que quiserem aproveitar os dois displays: os apps atuais funcionarão em ambos os dispositivos, e haverá APIs específicas para utilizar a dobradiça de 360 graus.

Kevin Gallo, da Microsoft, explica no blog oficial que todos os aplicativos para Android na Play Store são compatíveis com o Surface Duo, e todos os programas para Windows podem rodar no Surface Neo. Além disso, todos os sites carregam normalmente nesses dispositivos. No entanto, os apps e as páginas da web poderão usar apenas uma das telas de cada vez.

“Seu código é importante e você não precisará começar novamente nesses dispositivos”, diz Gallo. “Nosso objetivo é facilitar ao máximo o funcionamento dos sites e aplicativos existentes em dispositivos de tela dupla.”

Claro, o desenvolvedor poderá aproveitar as duas telas se assim desejar. A Microsoft vai desenvolver um modelo comum que funcione nas ferramentas e frameworks já existentes no Windows e no Android.

“Estamos identificando as principais posturas e layouts em PCs dobráveis ou com tela dupla, para que você possa tirar proveito de ambos”, afirma Gallo. “Por exemplo, você poderá usar APIs para aprimorar seus aplicativos e usar recursos de tela dupla, como a dobradiça de 360 ​​graus.”

As APIs poderão ser usadas em aplicativos da Play Store, no caso do Surface Duo com Android; e programas UWP ou Win32 no Surface Neo com Windows 10X.

E quanto aos sites? Neste caso, a Microsoft se compromete a criar padrões e APIs para a web. Vale lembrar que a empresa utiliza o Chromium na versão mais recente do navegador Edge, e contribui para o projeto de código aberto do Google.

Por enquanto, o suporte a duas telas ainda se encontra em um estágio inicial. A Microsoft promete compartilhar mais detalhes com os desenvolvedores no início de 2020. Provavelmente teremos mais detalhes sobre o Windows 10X, que estará presente em notebooks e terá um novo menu Iniciar.

O Surface Neo e Duo estão previstos para serem lançados no final do ano que vem.

Microsoft Surface Duo

Microsoft Surface Duo

Com informações: Microsoft.

Tecnocast 130 – Os dobráveis chegaram

Eles estão entre nós! Os celulares dobráveis finalmente desembarcaram no Brasil. Nós já colocamos as mãos em todos eles e nesse episódio falamos sobre as nossas impressões. Será que vale a pena comprar um?

No segundo bloco falamos sobre a dificuldade em fazer reparos em aparelhos, devido ao alto custo das peças de troca. Dá o play e vem com a gente!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados