Nubank pede que clientes não usem carteiras digitais para adiar fatura do cartão

Clientes do Nubank usam Mercado Pago ou PicPay para fazer depósito na NuConta ou pagar fatura com limite do cartão de crédito

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Alguns clientes do Nubank estão usando um truque para adiar o pagamento da fatura sem ficarem sujeitos a juros: eles recorrem a carteiras digitais como Mercado Pago, PicPay ou RecargaPay para quitar o boleto da fatura com o próprio limite do cartão de crédito. Outros fazem isso para depositar dinheiro na NuConta. A fintech diz que isso pode ser considerado indevido e pode levar ao cancelamento do cartão.

Nubank

Carteiras digitais permitem que você cadastre um cartão de crédito para fazer recarga de celular ou cartão de transporte, realizar pagamentos via QR Code em lojas físicas, e quitar boletos — às vezes com benefícios como desconto ou cashback.

Elas também deixam cadastrar um cartão de crédito do Nubank para pagar a própria fatura do Nubank. Ao fazer o pagamento através de uma carteira digital, o usuário basicamente adia o valor para o mês seguinte sem incorrer em juros.

Há também quem use as carteiras digitais para depositar dinheiro do Nubank na NuConta, novamente através de boleto. O cliente faz o pagamento através de outro aplicativo usando o crédito do Nubank, e é feita a “transferência” para a NuConta — novamente sem pagamento de juros.

Nubank pode cancelar cartão de quem usa esses truques

Em comunicado, o Nubank avisa: “o uso do cartão para pagamento da própria fatura ou para depósitos na NuConta poderá ser considerado indevido e poderá acarretar no bloqueio ou cancelamento do cartão”.

Os termos do Nubank estabelecem que o cartão pode ser cancelado se houver “utilização indevida que desrespeite qualquer condição presente neste Contrato”. A empresa também pode fazer o cancelamento “a qualquer momento e sem a necessidade de especificar o motivo”; neste caso, ela avisará o cliente por escrito com 5 dias de antecedência.

O Nubank não proíbe o uso de carteiras digitais, mas sugere que elas sejam utilizadas para outros fins, incluindo “pagamentos de contas de consumo como boletos de água, luz e telefone”.

Nubank cobra juros de até 14% no crédito rotativo

A fintech diz que emitiu esse alerta “pensando em evitar problemas e proteger o orçamento financeiro de nossos usuários”. Esses truques também comprometem o modelo de negócios da empresa: isso permite adiar a fatura sem pagar juros de crédito rotativo, que variam entre 2,75% e 14% ao mês dependendo do cliente.

Para algumas pessoas, a NuConta oferece empréstimo a uma taxa média de 4,13% ao mês. Ao pagar boletos de depósito da NuConta através de carteiras digitais, o usuário basicamente recebe um empréstimo a juro menor ou zero. Não tente fazer nada disso, ou seu cartão do Nubank pode ser cancelado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados