PlayStation entra para Guinness como marca de console mais vendida

A Sony vendeu mais de 450 milhões de unidades desde o lançamento da linha, em 1994

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por InspiredImages/Pixabay

O PlayStation entrou para o Guinness ao atingir o recorde de linha de console mais vendida de todos os tempos. Desde o lançamento, as quatro gerações do video game da Sony venderam mais de 450 milhões de unidades pelo mundo.

A marca registrada no livro dos recordes considera as vendas até 7 de novembro e foi anunciada no dia do aniversário de 25 anos da linha. O PlayStation foi lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e vendeu 100 mil unidades apenas no primeiro dia.

O video game mais vendido da história é o PS2, com 155 milhões de unidades. Em seguida, está o PS4, que, em outubro, chegou a 102,8 milhões de unidades vendidas. O console superou a primeira geração do PlayStation, que vendeu 102,5 milhões de unidades.

O PS3, por sua vez, vendeu 87,4 milhões. Os dados se referem ao balanço divulgado pela Sony no terceiro trimestre de 2019. Como o recorde abrange as vendas até novembro, os números para os consoles mais recentes são ainda maiores.

Para marcar os 25 anos do PlayStation, o iFixit desmontou a primeira versão do console, que foi vendida apenas no Japão. Os primeiros modelos chegariam aos outros países, incluindo o Brasil, somente em setembro de 1995.

O aparelho contava com uma estrutura bem simples, com CPU de 32 bits, 2 MB de RAM e portas para cartões de memória com 1 MB de armazenamento.

A linha deve aumentar suas vendas em breve. Não só pelas unidades que ainda estão sendo produzidas, mas pelo aguardado PlayStation 5. O novo console deverá ser lançado no final de 2020 com uma série de mudanças.

PlayStation (Foto: iFixit)

Foto: iFixit

Com informações: Sony, CNET, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados