Apple confirma problema em MacBook de 13″ que desliga de repente

MacBook Pro de 13 polegadas lançado em 2019 desliga repentinamente quando está na bateria; Apple sugere solução

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MacBook Pro (2019)

A Apple confirmou um problema no MacBook Pro de 13 polegadas lançado este ano: ele desliga repentinamente quando está fora da tomada, no que parece ser um problema de calibração na bateria. A falha também pode estar afetando outros modelos do notebook. A empresa recomenda seguir alguns passos antes de entrar em contato com o suporte.

No fórum do MacRumors, há relatos desta falha desde pelo menos agosto. “MacBook Pro 13 polegadas de 2019, novo na caixa, desliga ao chegar a 45% de bateria; este é meu segundo MBP em dez dias, o primeiro desligava nos 35%”, conta um usuário.

Outro participante do fórum diz que pegou um MacBook Pro com esse defeito, que desligava em 25% de bateria; ele foi substituído por outro que desliga em 39%. “A Apple Store se recusou a me dar uma terceira unidade e sugeriu deixar meu MBP para conserto ou pedir devolução do dinheiro”, ele afirma. A loja disse não haver nenhum problema conhecido neste notebook.

Todos esses relatos se referem ao MacBook Pro de 13 polegadas lançado em 2019, mas é possível que outros modelos tenham o mesmo problema: Stan Schroeder, do Mashable, relata uma experiência parecida com o MacBook Pro de 13″ com quatro portas Thunderbolt 3 lançado em 2017.

Apple sugere procedimento para defeito no MacBook Pro

Um novo artigo de suporte da Apple, publicado em 3 de dezembro, menciona o MacBook Pro de 13 polegadas de 2019 com duas portas Thunderbolt 3 e Touch Bar: ele “desliga aleatoriamente quando ainda está carregado”, diz a empresa.

Para resolver o problema, é necessário fazer o seguinte: primeiro, use o MacBook até que a porcentagem da bateria fique abaixo de 90%. Depois, conecte-o à tomada, encerre todos os aplicativos abertos e feche o laptop, colocando-o no modo de suspensão.

Então, deixe o MacBook carregar por pelo menos 8 horas — melhor fazer isso à noite. Depois, atualize-o para a versão mais recente do macOS, se já não tiver feito isso. Caso o procedimento não dê certo, o jeito é recorrer à assistência técnica da Apple.

Com informações: MacRumors, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados