Google lança SMS verificado no Brasil e em mais oito países

SMS verificado confirma emissor da mensagem; Bradesco é uma das instituições que aderiram

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos
Google - SMS verificado

O Google lançou, nesta quinta-feira (12), o recurso de SMS verificado. A novidade se integra ao aplicativo Mensagens e permite ao usuário confirmar a identidade do emissor da mensagem. Entre as empresas que já aderiram à ideia está o Bradesco.

Mensagens de SMS são usadas por várias empresas para notificar o usuário sobre transações, informar códigos de acesso para autenticação em dois fatores, ajudar na recuperação de senhas e por aí vai.

No entanto, o uso de SMS para ações maliciosas não é incomum: mensagens do tipo podem ser usadas em nome de empresas legítimas para spam, propagação de malwares, tentativas de fraudes e afins.

Com o SMS verificado, o usuário terá certeza de que a mensagem foi enviada por determinada companhia: o SMS será exibido junto com o logotipo e a descrição do serviço da empresa emissora — o Google afirma que a verificação é feita sem que a mensagem seja enviada aos seus sistemas.

A novidade está sendo lançada no Brasil e em mais oito países: Canadá, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, México e Reino Unido. A ideia é expandir o SMS verificado progressivamente. 1-800-Flowers, Banco Bradesco, Kayak, Payback e SoFi estão entre as empresas que já aderiram à verificação. Outras já estão em processo de habilitação.

SMS suspeito - Google

Além do SMS verificado, o Google diz que trabalha para proteger o usuário de spam no aplicativo Mensagens: como mostra a imagem acima, a proteção avisa quando um SMS é suspeito e dá ao usuário a opção de denunciá-lo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados