Google Maps fotografou mais de 15 milhões de km para Street View

Street View usa carros com câmeras e mochilas trekker; Google Earth obteve imagens de satélite que cobrem 98% da população

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Street View

O Google revelou algumas estatísticas sobre o Maps, Earth e outros produtos: a empresa capturou fotos de mais de 15 milhões de quilômetros para o Street View; obteve imagens de satélite que cobrem 98% da população mundial; e atribuiu endereços a sete milhões de edifícios em locais de difícil acesso.

As estatísticas foram compartilhadas por Thomas Escobar, gerente de produto do Google Maps, no blog oficial da empresa. O Google Earth mapeia uma área que cobre mais de 98% de toda a população mundial; são mais de 90 milhões de quilômetros quadrados.

As imagens de satélite de alta definição são obtidas pelo Google a partir de entidades como o Landsat, programa dos EUA com satélites de observação da Terra; o Copernicus, programa de observação da União Europeia; o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), vinculado ao governo americano; e empresas como a Orion Middle East.

Google Street View usa carros e trekkers para mapeamento

Por sua vez, os carros e trekkers do Street View coletaram bilhões de imagens que correspondem a mais de 15 milhões de quilômetros, distância equivalente a dar a volta ao mundo mais de 400 vezes. Esta é a evolução do serviço desde seu lançamento em 2007 até agora:

Google Street View

Os carros do Street View são equipados com nove câmeras que capturam imagens de alta definição. Essas câmeras são atérmicas, ou seja, foram projetadas para lidar com temperaturas extremas sem alterar o foco. Cada veículo também inclui um centro de processamento de fotos, além de sensores Lidar que medem distâncias usando lasers.

Os trekkers, por sua vez, são mochilas que coletam imagens de destinos onde não é possível ir de carro. Esses dispositivos são levados por barco, por ovelhas, por camelos e até por tropas de escoteiros para mapear lugares difíceis de chegar.

Em 2019, as imagens do Street View capturadas por trekkers ajudaram o Google a atribuir endereços para quase sete milhões de casas e edifícios. Essas construções ficam em locais antes pouco mapeados na Armênia, Ilhas Bermudas, Líbano, Mianmar, Zimbábue e no arquipélago Zanzibar, na África.

Google Street View

Google reúne imagens para usar no Live View

O Google usa uma técnica chamada fotogrametria, criada no início do século XX, para alinhar as fotos e reuni-las em uma só. A empresa é capaz de unificar imagens de várias fontes com precisão de 1 metro, vindas do Street View, aviões e satélites.

Essa precisão é útil para serviços do Google Maps como o Live View, que exibe instruções de trajetos a pé através da realidade aumentada, com setas e locais sobrepostos no mundo real.

“Para ver a localização mais precisa possível, o Live View usa uma nova tecnologia inventada no Google chamada localização global”, explica Escobar. Isso combina “dezenas de bilhões de imagens do Street View com o que está no seu celular para ajudar você a identificar onde você está e para que lado deve seguir – tudo em menos de meio segundo”.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados