Início / Notícias / Brasil /

Governo de SP lançará app colaborativo com rotas de ônibus, trem e metrô

App STM para estado de São Paulo terá alertas para avisar sobre problemas no ônibus para se diferenciar do Google Maps

Felipe Ventura

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

O governo do estado de São Paulo planeja lançar um aplicativo em 2020 que oferece rotas de metrô, trem e ônibus, além de opções de micromobilidade como bicicletas compartilhadas. Qual a diferença disso para o Google Maps ou Citymapper, por exemplo? A Secretaria de Transportes Metropolitanos aposta em alertas colaborativos, para avisar se uma linha da CPTM estiver parada ou se um veículo estiver sujo.

Ônibus de São Paulo

O aplicativo, chamado provisoriamente de App STM, foi apresentado nesta semana no evento Summit Tembici. Segundo o Mobile Time, ele vai englobar o transporte público de SP — ônibus, metrô e trem — e sistemas de micromobilidade, mostrando o preço da viagem e o tempo estimado.

Você já encontra esses recursos em outros aplicativos: por exemplo, o Google Maps exibe patinetes da Lime como opção de transporte, assim como as bikes compartilhadas da Bike Itaú (Bike Sampa e Bike Rio) e CicloSampa. O Uber também está integrando rotas de ônibus, trem e metrô em São Paulo.

O diferencial do App STM estaria nos alertas que o passageiro poderá deixar no aplicativo: “ele será colaborativo, similar ao Waze; a partir desse app, teremos uma real visão deste sistema e poderemos cobrar as concessionárias e prestadoras de serviços”, explicou Danilo Ferreira Gomes, presidente do conselho de administração da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo).

O Moovit já permite informar se uma linha está muito lotada, se o veículo está sujo ou se o ônibus não parou. O App STM receberia dados semelhantes para acompanhar a qualidade dos serviços e para cobrar as empresas de transporte público. Ele também deve ajudar no desenvolvimento de um relatório trimestral para entender o uso dos transportes públicos em SP.

Vale lembrar que um projeto de lei na Câmara dos Deputados quer que cidades em todo o Brasil com mais de 50 mil habitantes ofereçam um aplicativo com informações sobre transporte público, incluindo linhas disponíveis, horários e localização dos veículos.

O app deverá permitir que os usuários deem nota para a qualidade dos ônibus e dos serviços prestados. O PL 9.865/2018 foi aprovado pela CDC (Comissão de Defesa do Consumidor) na Câmara dos Deputados e está na CVT (Comissão de Viação e Transportes) desde agosto de 2019.

SP deve ganhar app de transporte em fevereiro de 2020

App STM São Paulo

O App STM tem previsão de lançamento para meados de fevereiro de 2020. Danilo também mencionou que a equipe de desenvolvimento planeja oferecer APIs abertas no futuro, para que outros aplicativos tenham acesso aos dados da secretaria.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos de SP lista os seguintes recursos do App STM:

  • trajeto multimodal envolvendo integração entre ônibus, metrô e trem, com preço da viagem e previsão de chegada;
  • alertas colaborativos postados pelos usuários sobre problemas em uma linha de ônibus ou composição do metrô;
  • notificação para avisar o melhor horário de sair;
  • avisos sobre ocorrências operacionais como falha em uma linha de metrô, com sugestão de rotas alternativas;
  • feed das contas oficiais no Twitter, como Metrô, CPTM (trem) e EMTU (ônibus intermunicipal).

Com informações: Mobile Time.