NUC 9 Extreme: Intel prepara mini-PC com chip Core i9 e GPU dedicada

Intel NUC 9 Extreme "Ghost Canyon" também pode ser equipado com processador Core i7 ou i5

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Intel NUC 9 Extreme

Na primeira olhada, parece até uma fonte de alimentação para desktops, mas a caixinha que aparece nas imagens abaixo é o NUC 9 Extreme “Ghost Canyon”. Esse mini-PC, que pode ser equipado com chip Core i9, Core i7 ou Core i5, é uma das novidades que a Intel reservou para a CES 2020.

O NUC (Next Unit of Computing) é um projeto que a Intel desenvolveu há alguns anos como uma alternativa mais prática em relação aos tradicionais desktops: com um kit do tipo, você pode contar com um computador com especificações interessantes, mas tamanho bastante compacto — trata-se, de certa forma, de um rival para o Mac Mini.

Até recentemente, o modelo mais avançado dessa linha era o Intel NUC 8 “Hades Canyon”, cuja principal versão vem com processador Core i7-8809G, GPU AMD RX Vega M, 8 GB de memória DDR4 e SSD de 512 GB.

Como modelo sucessor, o NUC 9 Extreme “Ghost Canyon” promete ainda mais poder de fogo. A Intel ainda não revelou todos os detalhes do novo mini-PC, mas sinalizou que a novidade pode ser equipada com três opções de processadores de nona geração: o octa-core Core i9-9980HK, o hexa-core Core i7-9750H ou o quad-core Core i5-9300H.

Intel NUC 9 Extreme

Note que o gabinete permanece compacto, mas agora tem volume de 5 litros, ou seja, ficou maior na comparação com o NUC 8. Em parte, isso se deve à adoção do sistema Compute Element, que consiste, basicamente, em um módulo baseado em PCI Express que traz CPU, RAM e memória para armazenamento.

O equipamento também pode ser equipado com uma placa de vídeo dedicada (mas não muito grande, obviamente). Fonte de 500 W, slots para até 64 GB de DDR4, Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0 fazem parte das demais características.

Intel NUC 9 Extreme

No quesito conectividade, as imagens indicam que o NUC 9 Extreme traz, na traseira, quatro portas USB 3.0 convencionais (tipo A), duas portas USB-C com Thunderbolt, uma porta HDMI, duas portas Ethernet, além de conexão para áudio. Na frente, o dispositivo deve oferecer duas conexões USB convencionais, leitor de cartão SD e conexão para fones / microfone.

Nas especificações, o NUC 9 Extreme chama bastante atenção, mas o que o tornará realmente interessante é a relação custo-benefício. Infelizmente, a Intel ainda não deu informações sobre preços e datas de lançamento.

Com informações: The Verge, Wccftech, Koolshare.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados