Nubank faz primeira aquisição e reforça equipe de software

Nubank faz "acqui-hire" e compra empresa brasileira Plataformatec, cofundada por José Valim em 2009

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Nubank e funcionários na sede

O Nubank comprou a empresa brasileira Plataformatec, que fornece serviços de consultoria para startups de tecnologia: trata-se de uma “acqui-hire”, ou seja, o foco está em levar os funcionários, não os produtos nem a carteira de clientes. O objetivo é reforçar a equipe de engenharia de software na fintech.

Os funcionários da Plataformatec são engenheiros de software e especialistas em metodologias ágeis, chamados de “agilistas”. Esta é uma abordagem para desenvolver sistemas através de um esforço colaborativo entre equipes, com foco em satisfação do cliente e com um planejamento flexível a mudanças.

“O time de agilistas da PlataformaTec vai poder trazer seu domínio sobre a estruturação de processos para aumentar a qualidade e velocidade das nossas entregas”, diz o Nubank em comunicado.

A empresa está se preparando para um crescimento na base de clientes: são quase 20 milhões de usuários, uma base que aumenta em 50 mil novos cadastros por dia, em média.

A fintech avisa que, mesmo após esta aquisição, ela ainda precisará de mais desenvolvedores: cerca de 300 novos engenheiros e engenheiras de software foram contratados em 2019, e há vagas abertas para este ano. Atualmente, são 2,5 mil funcionários no total.

Plataformatec foi fundada em 2009

José Valim

José Valim, cofundador da Plataformatec (YouTube)

O valor da aquisição não foi revelado, mas o Nubank confirma ao Estadão que vai integrar todos os 50 funcionários da Plataformatec. Ela deve encerrar seus serviços após ser integrada à fintech, como costuma acontecer em casos de acqui-hire.

A Plataformatec foi fundada em 2009 por José Valim, Hugo Baraúna, Marcelo Park e mais três sócios. Valim liderou um projeto que criou, em 2012, a linguagem de programação chamada Elixir, usada para criar “sistemas de baixa latência, distribuídos e tolerantes a falhas”, como explica o site oficial.

O foco da Plataformatec é oferecer serviços de consultoria em desenvolvimento ágil; ela já atendeu clientes como Easynvest, Locaweb e Grupo Abril, além de algumas empresas dos EUA. A sede fica em São Paulo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados