Justiça determina que Netflix remova especial do Porta dos Fundos

Especial A Primeira Tentação de Cristo foi considerado ofensivo por grupos religiosos e conservadores

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), por meio de decisão do desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível, determinou que a Netflix suspenda a disponibilização do Especial de Natal: A Primeira Tentação de Cristo, sátira produzida pelo Porta dos Fundos.

  • Os melhores filmes disponíveis na Netflix sobre tecnologia
  • The Witcher: 4 diferenças entre os livros, os jogos e a série da Netflix

A liminar atende a uma ação judicial aberta pela Associação Centro Dom Bosco de Fé e Cultura, que argumenta que “a honra e a dignidade de milhões de católicos foram gravemente vilipendiadas pelos réus”. O pedido havia sido negado em primeira instância, mas, em nova tratativa, foi acatado por Abicair.

Para o desembargador, “as consequências da divulgação e exibição da ‘produção artística’ (…) são mais passíveis de provocar danos mais graves e irreparáveis do que sua suspensão, até porque o Natal de 2019 já foi comemorado por todos”.

Ainda no entendimento do magistrado, essa é a decisão mais adequada e benéfica, “não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã”.

O Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo estreou na Netflix no começo de dezembro de 2019 e, desde então, tem sido rechaçado por grupos religiosos e conservadores que consideram o especial humorístico ofensivo aos cristãos.

A argumentação do Centro Dom Bosco segue a mesma linha. Para a associação, a Netflix “agrediu a proteção à liberdade religiosa ao lançar e exibir o Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo, em que Jesus Cristo é retratado como um homossexual pueril, namorado de Lúcifer, Maria como uma adúltera desbocada e José como um idiota traído por Deus”.

A Netflix e o grupo Porta dos Fundos ainda não se manifestaram sobre a liminar.

Com informações: BBC, UOL.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados