Facebook Messenger pode levar anos para ter criptografia por padrão

Para engenheiro de software, Messenger precisa praticamente ser reconstruído para ter criptografia de ponta a ponta

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook / Criptografia

O Messenger tem um recurso de conversa secreta, que habilita a criptografia de ponta a ponta e impede que terceiros acessem às mensagens. Em março de 2019, Mark Zuckerberg anunciou que esse seria o padrão nos serviços do Facebook. Porém, a empresa poderá levar muito tempo até concretizar o plano.

Segundo Jon Millican, um dos engenheiros de software do Facebook à frente do projeto do Messenger, a transição para a criptografia de ponta a ponta não é simples. Na sexta-feira (10), durante a confereência Real World Crypto, na sexta-feira (10), ele afirmou que a empresa poderá demorar alguns anos para realizar a mudança.

“Embora tenhamos progredido no planejamento, a adição de criptografia de ponta a ponta a um sistema existente é incrivelmente desafiadora e envolve repensar fundamentalmente quase tudo”, afirmou Millican, segundo a Wired.

Ele optou por não revelar quando o Facebook espera concluir a transição, mas admitiu que a empresa apresentou o planos de adotar criptografia no Messenger muito antes de estar pronta para oferecê-la para os usuários. “Anunciamos publicamente o plano anos antes de podermos entregá-lo”, continuou. “Esse será um processo longo. Estamos dedicados a fazer isso direito, em vez de fazê-lo rapidamente”.

A criptografia de ponta a ponta no Messenger seria um avanço no plano de Zuckerberg de integrar as plataformas do Facebook. O Instagram também precisaria receber a solução no Direct para todos os serviços estarem alinhados com o WhatsApp, que já é criptografado desde 2016.

Facebook Messenger

Segundo Millican, é preciso praticamente construir o Messenger do zero para realizar a transição. “Não estamos apenas adicionando criptografia de ponta a ponta, estamos construindo um produto criptografado de ponta a ponta”, explicou.

O engenheiro de software também indicou que a mudança no WhatsApp foi mais simples e, ainda assim, levou anos para ficar pronta. O Messenger tem algumas diferenças que aumentam a dificuldade, como o fato de poder ser usado em mais de um dispositivo ao mesmo tempo.

Para piorar, o Facebook tem sido pressionado para não seguir com o plano de levar criptografia de ponta a ponta para seus serviços. Em outubro, autoridades dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Austrália pediram que a empresa interrompa o projeto. A mensagem sugeria que a medida poderia causar “riscos à segurança pública”, mas o pedido foi negado pela companhia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados