Notícias Ciência

Elon Musk diz que SpaceX levará astronautas da NASA à ISS já em 2020

Último teste da cápsula Crew Dragon indica que SpaceX está pronta para missão da NASA

Emerson Alecrim
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Se nada atrapalhar, a SpaceX vai ser a responsável por levar astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em uma missão a ser realizada entre abril e junho. Pelo menos essa é a previsão que Elon Musk fez no último domingo (19) após a SpaceX concluir, com sucesso, testes de segurança da cápsula Crew Dragon.

SpaceX Falcon 9 + Crew Dragon

Essa parceria é importante porque, com o fim do programa de ônibus espaciais Space Shuttle, em 2011, a NASA depende desde então da compra de vagas nas naves russas Soyuz para transportar astronautas à ISS. Sem nenhuma surpresa, os Estados Unidos querem deixar de ser dependentes da Rússia para esse fim.

A Crew Dragon aparece como a principal aposta da NASA como meio de transporte à ISS. Só que, para isso, a cápsula precisa ser exaustivamente testada. Os testes realizados no domingo consistiram, basicamente, em uma missão para demonstrar a capacidade da Crew Dragon de se desprender do foguete Falcon 9 em caso de emergência durante o lançamento.

Para tanto, a SpaceX teve que provocar uma falha no foguete. Note no vídeo abaixo que o Falcon 9 explode (a partir do minuto 19), mas a cápsula se solta antes do incidente, continua a subida por algum tempo por conta da inércia e, finalmente, começa a cair. Um conjunto de paraqueda atenuou o impacto da Crew Dragon em sua queda no Oceano Pacífico.

Em uma situação real, esse procedimento teria salvado a tripulação da cápsula (é claro que o teste em si foi realizado sem tripulação):

YouTube video

Essa foi a última de uma sequência de testes com a Crew Dragon. Como a prova foi um verdadeiro sucesso, Elon Musk acredita que a SpaceX está praticamente pronta para realizar a missão da NASA em direção à ISS.

Musk disse ainda que todo o equipamento necessário para a primeira missão estará pronto até o final de fevereiro ou, no mais tardar, até o começo de março. Como já dito, a expectativa é a de que o transporte dos astronautas da NASA seja realizado pela primeira vez entre abril e junho.

Além de fatores técnicos relacionados ao lançamento, a definição da data depende do cronograma de atividades da NASA para a ISS. Por ora, o que importa é que as etapas mais complicadas já foram superadas.

Com informações: The Next Web.

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais, negócios e transportes. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém um site chamado Infowester.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque