Elon Musk diz que SpaceX levará astronautas da NASA à ISS já em 2020

Último teste da cápsula Crew Dragon indica que SpaceX está pronta para missão da NASA

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
SpaceX Falcon 9 + Crew Dragon

Se nada atrapalhar, a SpaceX vai ser a responsável por levar astronautas da NASA à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em uma missão a ser realizada entre abril e junho. Pelo menos essa é a previsão que Elon Musk fez no último domingo (19) após a SpaceX concluir, com sucesso, testes de segurança da cápsula Crew Dragon.

Essa parceria é importante porque, com o fim do programa de ônibus espaciais Space Shuttle, em 2011, a NASA depende desde então da compra de vagas nas naves russas Soyuz para transportar astronautas à ISS. Sem nenhuma surpresa, os Estados Unidos querem deixar de ser dependentes da Rússia para esse fim.

A Crew Dragon aparece como a principal aposta da NASA como meio de transporte à ISS. Só que, para isso, a cápsula precisa ser exaustivamente testada. Os testes realizados no domingo consistiram, basicamente, em uma missão para demonstrar a capacidade da Crew Dragon de se desprender do foguete Falcon 9 em caso de emergência durante o lançamento.

Para tanto, a SpaceX teve que provocar uma falha no foguete. Note no vídeo abaixo que o Falcon 9 explode (a partir do minuto 19), mas a cápsula se solta antes do incidente, continua a subida por algum tempo por conta da inércia e, finalmente, começa a cair. Um conjunto de paraqueda atenuou o impacto da Crew Dragon em sua queda no Oceano Pacífico.

Em uma situação real, esse procedimento teria salvado a tripulação da cápsula (é claro que o teste em si foi realizado sem tripulação):

Essa foi a última de uma sequência de testes com a Crew Dragon. Como a prova foi um verdadeiro sucesso, Elon Musk acredita que a SpaceX está praticamente pronta para realizar a missão da NASA em direção à ISS.

Musk disse ainda que todo o equipamento necessário para a primeira missão estará pronto até o final de fevereiro ou, no mais tardar, até o começo de março. Como já dito, a expectativa é a de que o transporte dos astronautas da NASA seja realizado pela primeira vez entre abril e junho.

Além de fatores técnicos relacionados ao lançamento, a definição da data depende do cronograma de atividades da NASA para a ISS. Por ora, o que importa é que as etapas mais complicadas já foram superadas.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados