Dataprev: governo autoriza BNDES a vender ações para privatização

BNDES ganhou sinal verde para vender participação acionária da União na Dataprev

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) foi colocada oficialmente em processo de privatização na quinta-feira passada (16) pelo presidente Jair Bolsonaro. O passo seguinte foi dado nesta semana: o governo delegou ao BNDES a venda da participação acionária da União na estatal.

O comunicado sobre a decisão foi divulgado no Diário Oficial da União de quarta-feira (22) e consiste na Portaria Nº 1.675/2020, do Ministério da Economia e do Procurador-Geral da Fazenda Nacional.

Basicamente, o documento dá sinal verde para que o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) coordene a venda das ações do governo na Dataprev, desde que siga as condições estabelecidas pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

Dataprev

O PPI é uma das etapas para a inclusão da estatal no Programa Nacional de Desestatização do governo federal. A Dataprev foi qualificada para o programa na semana passada por meio do Decreto Nº 10.999/2020.

Na prática, essas medidas indicam que a gestão Bolsonaro está dando sequência ao plano de privatizar a Dataprev.

Criada em 1974, a estatal tem entre suas várias funções processar o pagamento mensal de 35 milhões de benefícios previdenciários, cuidar do sistema online de liberação do seguro-desemprego, gerenciar o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e cuidar da CTPS Digital (carteira de trabalho).

Atualmente, a Dataprev emprega cerca de 3.350 funcionários. Porém, no início do ano, a empresa iniciou o processo de fechamento de filiais localizadas em 20 estados, o que deve resultar na demissão de 493 pessoas.

Como reação à medida, servidores da Dataprev iniciaram greve nesta quinta-feira (23) em pelo menos dois estados: Paraíba e Sergipe. A filial da Paraíba não será atingida pelo processo de fechamento, mas comunica ter paralisado as suas atividades por tempo indeterminado em solidariedade aos coletas afetados em outros estados.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados