Google anula redesign de buscas no desktop por confusão com anúncios

Novo layout da busca do Google fazia usuário confundir anúncios com resultados orgânicos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google pesquisa nova desktop

O Google começou 2020 promovendo uma mudança significativa em seu mecanismo de busca: na semana retrasada, as páginas de resultados do serviço para desktop passaram a exibir o ícone (favicon) de cada site listado antes de seu respectivo link. Só que a novidade não foi bem recebida e isso forçou o Google a desistir do novo layout, pelo menos por algum tempo.

Para alguns usuários, a nova proposta não causou boa impressão por deixar os resultados mais poluídos, por assim dizer. Mas a pior parte é que, para muita gente, o layout renovado tornava a distinção entre resultados orgânicos e links patrocinados muito mais difícil. Esse foi o ponto que mais causou irritação.

Atualmente, o buscador exibe os dizeres “Anúncio” em negrito nos resultados para distinguir cada link patrocinado. Porém, no novo layout, esse aviso tinha sido trocado por um ícone ainda mais discreto que continha apenas os dizeres “Ad”. Tirando esse símbolo, nenhuma outra característica era capaz de diferenciar os anúncios.

A partir daí, as queixas ganharam força: muita gente sinalizou que o ícone “Ad” poderia ser facilmente confundindo com o favicon de um site que aparece organicamente nos resultados. De modo geral, o Google deixou a impressão de que fez essa mudança com o intuito de aumentar a taxa de cliques nos links patrocinados.

O feedback foi tão negativo que, por ora, o Google abriu mão da ideia. A respeito das críticas, a companhia explicou que o objetivo era alinhar o visual das buscas no desktop ao layout móvel do buscador, que exibe os ícones dos sites nos resultados há algum tempo.

Mas essa explicação não convenceu, pelo menos não totalmente. O TechCrunch lembra que, antigamente, era fácil distinguir os links patrocinados dos resultados orgânicos por conta do esquema de cores adotados para os anúncios. Progressivamente, essas diferenças se tornaram mínimas. É possível que, no novo layout, o Google tenha tentado diminuir ainda mais essa diferenciação.

Essa seria uma forma de a companhia combater a aparente desaceleração de seu negócio de anúncios. Suposições à parte, o Google não está mais promovendo o novo layout, mas não desistiu totalmente da ideia: a empresa ainda pretende mudar o visual das buscas, mas só depois de realizar mais testes.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados