Google Tradutor fará transcrições em tempo real para outros idiomas

Transcrições devem chegar ao Google Tradutor para Android nos próximos meses

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Tradutor (Foto: Wikimedia Commons)

O Google Tradutor (Google Translate) foi ficando mais preciso nas traduções no decorrer dos últimos anos. Isso deu margem para o Google apostar em mais uma função: em breve, a ferramenta será capaz de fazer transcrições traduzidas praticamente em tempo real.

É verdade que o Google já tem uma ferramenta de transcrição. Não muito conhecida, mas tem: trata-se do Google Gravador (Google Recorder). O grande diferencial da nova função do Google Tradutor é que, em vez de simplesmente transcrever a fala original, a ferramenta irá processar o texto obtido para traduzí-lo.

Algum atraso entre a fala do interlocutor e a transcrição poderá ser notada, afinal, o Google Tradutor terá que decidir como fazer a tradução e, para isso, precisará analisar a fala em blocos. Mesmo assim, o processo como um todo promete ser bem rápido.

Pelo menos as demonstrações que o Google tem feito sugerem que o Tradutor já é relativamente ágil nas transcrições. Testes já estão sendo feito entre o inglês e vários outros idiomas, como espanhol, alemão e francês.

Demonstração de transcrição no Google Tradutor (Foto: CNET)

É claro que as condições precisam ser favoráveis para a transcrição ser satisfatória. O Google explica que a qualidade do microfone ou interferências na captação do áudio podem afetar o resultado. O mesmo vale para a qualidade da conexão à internet: a combinação de transcrição e tradução não é feita no smartphone, mas nos servidores da companhia.

As possíveis limitações não impedem o Google de manter uma meta ousada para a ferramenta: Nick Radicevic, gerente de produtos da companhia, diz que o objetivo é fazer o resultado da nova função ser comparável à tradução efetuada por um nativo na língua.

Ainda não há data para a estreia oficial do novo recurso do Google Tradutor, mas a expectativa é a de que a novidade seja liberada nos próximos meses para a versão do aplicativo para Android. O Google não comenta, mas também podemos esperar novidades para a versão do Tradutor no iOS.

Com informações: CNET, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados