Instagram melhora recursos para recuperar conta e denunciar abusos

Instagram anunciou vários recursos de proteção como parte do Dia da Internet Segura

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Esta terça-feira (11) é o Dia da Internet Segura. A data, que serve para conscientização de práticas online de segurança, foi convenientemente escolhida pelo Instagram para o anúncio de recursos que permitirão ao usuário recuperar uma conta invadida ou denunciar conteúdo nocivo, por exemplo.

Esses recursos não são totalmente novos. Alguns deles foram implementados, total ou parcialmente, no decorrer dos últimos meses. O que importa é que eles podem ser realmente úteis caso você tenha algum problema no Instagram.

Começam pela função de denúncia. Indo em Configurações, Ajuda e Solicitações de Suporte, será possível acompanhar o status das denúncias que você fez. Por ali também é possível tomar alguma ação com relação ao perfil denunciado, como silenciá-lo, bloqueá-lo ou simplesmente deixar de seguí-lo.

Caso não concorde com a decisão tomada pelo Instagram a respeito da denúncia, você poderá solicitar uma revisão da análise. Conteúdo de violência, de venda de produtos ilegais e de bullying estão entre os que podem ser denunciados.

Falando nisso, o Instagram lembra que tem uma função para combater o bullying: a opção Restringir, que impede o usuário de receber notificações de contas incluídas nesse modo. A rede social também destaca que tem um sistema de inteligência artificial capaz de detectar e alertar sobre conteúdo potencialmente ofensivo.

Combate ao bullying no Instagram

Combate ao bullying no Instagram

Já quem tiver uma conta desativada por violar as condições de uso do Instagram verá em breve uma opção para apelar da decisão assim que tentar fazer login no aplicativo. O usuário deverá informar nome completo, e-mail e o motivo pelo qual a sua conta deve ser restaurada. Essa opção já estava disponível, mas apenas nas páginas de ajuda da rede social, não no aplicativo em si.

Para quem teve o perfil invadido, o Instagram explica ainda que possui ferramentas para ajudar na recuperação da conta. Ao detectar que o usuário não está conseguindo se autenticar, o serviço exibirá um link de ajuda na tela de login que permitirá que a pessoa comprove a propriedade sobre a conta — por meio da digitação de um código enviado por e-mail ou SMS, por exemplo.

Depois que a conta for recuperada e o usuário atualizar os seus dados (como a senha), os acessos a ela a partir de outros dispositivos serão imediatamente desativados.

É claro que prevenir é melhor que remediar. Uma das maneiras de proteger a sua conta de invasões é ativando a verificação em duas etapas do Instagram, como o próprio serviço faz questão de ressaltar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados