Instagram explica por que não há uma versão do app para iPad

Adam Mosseri, CEO do Instagram, diz que não existe app oficial nativo para iPad porque equipe é limitada e tem "muito a fazer"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple iPad Mini (2019)

Adam Mosseri, CEO do Instagram, usou os stories neste final de semana para responder a algumas perguntas dos usuários. Entre as questões, uma se destacou: por que não existe um app oficial nativo para iPad? Ele diz que a rede social — com faturamento de US$ 20 bilhões no ano passado — não tem recursos o suficiente para isso.

Segundo Chris Welch, do The Verge, Mosseri disse que o Instagram “gostaria de criar um app para iPad”. No entanto, ele explicou: “nós temos uma quantidade limitada de pessoas, e muito a fazer, e isso ainda não deu indícios de ser a melhor coisa a se fazer no futuro”.

Existem aplicativos de terceiros para acessar o Instagram no iPad, além da versão web para o navegador. Também dá para instalar o app do iPhone e usá-lo “esticado” na tela do tablet.

Segundo o 9to5Mac, existiam mais aplicativos de terceiros no iPad para o Instagram há alguns anos, porém muitos deles deixaram de funcionar após a rede social mudar suas APIs.

App de iPad não é prioridade para Instagram

Com certeza o Facebook e o Instagram têm recursos para criar um app para iPad: como dissemos, a rede social teve receita de US$ 20 bilhões com anúncios em 2019. É dinheiro suficiente até para um app adaptado aos tablets Android — uma categoria mais ou menos abandonada até pelo Google.

No fim, tudo é uma questão de prioridades. No mês passado, o Verge perguntou por que o Instagram levou mensagens diretas para a web, mas continuou a deixar o iPad sem um app oficial. A rede social afirmou que as DMs ajudam os usuários “a se manterem em contato com as pessoas que mais importam”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados