Procon-SP alerta para golpe da ligação para o próprio número

Em vídeo, Procon-SP orienta usuário a não atender a ligações que mostram seu próprio número de celular como origem

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
homem falando ao celular

O celular toca e, quando você olha para a tela, descobre que a ligação vem do seu próprio número. Além do espanto que isso causa, você precisa lidar rapidamente com uma decisão: atender ou desligar? Recentemente, o Procon-SP fez um vídeo para dizer que a ligação não deve ser atendida.

Em alerta divulgado na última sexta-feira (14), o Procon-SP explica ter chegado ao conhecimento do órgão que hackers estão fazendo ligações a partir do próprio número do usuário para clonagem do celular. “Em apenas dez segundos, eles conseguem clonar e roubar dados, contas, senhas e contatos do aparelho em questão”, diz a nota.

Para reforçar o recado, o Procon-SP divulgou um vídeo em que Fernando Capez, diretor executivo do órgão, recomenda veementemente que a ligação não seja atendida:

Caso o consumidor constate pelo visor de seu aparelho que está recebendo uma ligação de um número igual ao seu, não atenda: informe sua operadora sobre o ocorrido e avise outras pessoas e amigos para que não caiam no golpe.

Esse tipo de cilada não é novo. Em 2019, o ministro da Justiça, Sergio Moro, teria recebido ligações do próprio número na invasão que expôs conversas entre ele e o procurador Deltan Dallagnol.

Na época, a Anatel determinou que as operadores bloqueassem chamadas feitas de um celular à própria linha, tanto para ligações convencionais quanto por VoIP. Apesar da adoção dessa medida, relatos sobre esse tipo de golpe ganharam força recentemente.

Como isso é possível? Trata-se, talvez, de alguma nova técnica de spoofing, isto é, de algum artifício ainda não esclarecido que permite que o número de origem em uma ligação seja mascarado com outro à escolha do invasor.

Como já dito, algum golpe do tipo ganhou força nos últimos dias — ou boatos sobre. É daí que vem o aviso recente do Procon-SP. O tom adotado pode ser alarmista em demasia, porém: até o momento, não há nada indicando que o simples atendimento de uma ligação do mesmo número permita, por si só, que o celular do usuário seja invadido.

Isso não quer dizer, no entanto, que o alerta deve ser ignorado: é possível que a combinação do atendimento à ligação com algum truque de engenharia social possibilite o golpe, razão pela qual a orientação de recusar chamadas do próprio número continua válida.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados