Facebook testa destacar feed em ordem cronológica no celular

Facebook cria opção para facilitar acesso ao feed "Mais recentes" no app para Android; Instagram também testa "posts recentes"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook

O Facebook está dando um pouco mais de atenção para a ordem cronológica: desta vez, a empresa está testando internamente uma opção para facilitar o acesso ao feed “Mais recentes” no aplicativo para Android. Também é possível conferir uma lista dos posts que você visualizou para reencontrar algo interessante. O Instagram, por sua vez, testa uma área de “posts recentes” separada do feed principal.

Jane Manchun Wong, especialista em engenharia reversa, descobriu a novidade do Facebook no aplicativo para Android. O feed de notícias possui três abas na parte superior:

  • “Relevantes”, com posts organizados pelo algoritmo;
  • “Recentes”, em ordem cronológica;
  • e “Visto”, com posts que você já visualizou.

Um porta-voz do Facebook confirma ao TechCrunch que a empresa realmente prototipou essa divisão do feed entre seus funcionários. É algo que a rede social também cogita testar externamente no futuro.

Facebook tem ordem cronológica no app

“Você já pode ver seu feed de notícias do Facebook em ordem cronológica; estamos testando maneiras de tornar isso mais fácil de encontrar, além de organizar os posts que você já viu”, explica Alexandru Voica, porta-voz da rede social.

De fato, o app do Facebook oferece a opção de ver os posts em ordem cronológica, mas isso fica meio escondido. É necessário abrir o menu de três linhas (≡) e, na lista, tocar em Ver mais e depois em Mais recentes.

Facebook

No desktop, é mais fácil: passe o mouse por cima de Feed de notícias, na barra lateral esquerda, clique em … e depois em Mais recentes.

O app não mostra os posts que você já visualizou — ou, pelo menos, eu não encontrei. No navegador, é possível acessar o endereço facebook.com/seen, que praticamente ninguém conhecia antes. O feed “Publicações que você viu” permite reencontrar posts interessantes que apareceram no seu feed e sumiram após uma atualização da página.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados