Desmanche mostra que Galaxy Z Flip não passa em teste de poeira

Desmonte do iFixit mostra o que o excesso de poeira pode causar no Galaxy Z Flip

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Desmonte do Galaxy Z Flip - iFixit

O Galaxy Z Flip foi anunciado há apenas uma semana, mas já foi desmontando pelo iFixit, procedimento que deixou claro que o novo dobrável da Samsung não tem reparo fácil. Mas, desta vez, a turma do site esteve preocupada em checar outro aspecto: se o aparelho resiste à poeira. O resultado não é animador.

A resistência à poeira é um parâmetro deveras importante em celulares dobráveis, afinal, a dobra da tela pode conter frestas, mesmo que diminutas, que facilitam a entrada de detritos no interior do smartphone ou no mecanismo de dobragem.

Esse detalhe é tão importante que, no evento de anúncio, a Samsung enfatizou que o Galaxy Z Flip conta com um mecanismo de “fibras de nylon feitas por tecnologia de corte por microaltura para repelir sujeira e poeira”. Em outras palavras, a companhia posicionou ali tiras com cerdas que dificultam a entrada de detritos.

Tiras de fibra no Galaxy Z Flip - iFixit

Funciona? Para descobrir, o iFixit colocou o Galaxy Z Flip fechado dentro de um pacote plástico com um pó roxo e o balançou. Depois, o aparelho foi retirado e chacoalhado. Um monte de pó caiu dele. Em seguida, o dispositivo foi desdobrado. Ou quase: durante a abertura, o sistema de dobra fez um barulho e travou.

Hora do desmonte. A exposição das entranhas do Galaxy Z Flip revelou que muita poeira entrou dentro do aparelho, especialmente no mecanismo de dobra. Um detalhe que chama atenção é que as proteções de fibra de nylon ficaram pouco sujas, o que indica que elas realmente repelem poeira, mas, pelo visto, não o suficiente para impedir que sujeira adentre o aparelho.

Provavelmente, é por isso que a Samsung avisa no manual e na tela que surge quando o celular é ligado pela primeira vez que o Galaxy Z Flip não é resistente à poeira ou água.

É claro que o teste foi um tanto agressivo. Mas a intenção foi verificar se o sistema de dobragem resistiria ao acúmulo de poeira. Para o site, fica claro que as chances de esse mecanismo ter que ser substituído com o tempo são grandes.

O iFixit reconhece que o teste não representa condições reais de uso, sugerindo que, em condições normais, as tiras de fibra de nylon provavelmente conseguirão oferecer boa proteção ao Galaxy Z Flip.

Mesmo assim, a sensação de que as tecnologias por trás dos celulares dobráveis ainda precisam amadurecer prevalece. Mas é como o próprio iFixit conclui: toda nova tecnologia tem que começar de algum lugar. O importante é conhecer as limitações que elas trazem.

Tecnocast 135 — É tipo vidro

Semana passada aconteceu o Samsung Unpacked. Nele, a fabricante apresentou os novos aparelhos da linha S e o seu novo smartphone dobrável, o Galaxy Z Flip. O aparelho é o tema do Tecnocast 135.

No segundo bloco, falamos sobre uma nova lei aprovada na Bahia que proíbe a validade de créditos em planos pré-pagos.

Dá o play e vem com a gente!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados