Huawei apresenta celular dobrável Mate Xs com Kirin 990 e 5G

Huawei Mate Xs tem mecanismo de abertura melhorado; celular dobrável possui 5G embutido e processador Kirin 990

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Mate X ficou basicamente restrito à China, mas a Huawei levará a nova geração do celular dobrável — chamada Mate Xs — para mais países. Visualmente sem grandes mudanças no design, o concorrente do Samsung Galaxy Fold ganhou melhorias no mecanismo de abertura e um processador mais rápido.

O dispositivo foi anunciado em Barcelona, em um evento próprio da Huawei substituindo a Mobile World Congress, cancelada por conta do coronavírus. Ele conta com uma tela OLED dobrável de 8 polegadas que se transforma em duas menores no modo smartphone, de 6,6 polegadas de um lado e 6,38 polegadas do outro. O acabamento da parte traseira e das bordas é em alumínio.

A Huawei aponta melhorias no mecanismo de abertura, que passa a ter 150 peças (eram 100 no Mate X). Ao contrário do Galaxy Fold, é necessário apertar um botão para que o smartphone se desdobre em tablet. A tela é de plástico, não de vidro, então é bom tomar cuidado para que o dispositivo não arranhe dentro do bolso.

Huawei Mate Xs tem quatro câmeras e 5G

O novo chip é um Kirin 990, desenvolvido pela própria Huawei e com modem 5G integrado – sem suportar as frequências milimétricas, no entanto. Trata-se de um octa-core com 2 núcleos rápidos, 2 núcleos medianos e 4 núcleos de baixo desempenho, além de processador gráfico Mali 76 de 16 núcleos.

O conjunto de câmeras inclui a principal, com 40 megapixels, uma teleobjetiva de 8 MP, uma ultra-grande angular de 16 MP e um sensor de tempo de voo (ToF), que ajuda na identificação de profundidade de campo para fotos com modo retrato.

Há possibilidade de tirar fotos em macro, pela distância focal mínima de 2,5 cm, além de suporte a ISO 204.800, permitindo fotos em ambientes muito escuros. Pelo design dobrável, as câmeras traseiras também são frontais – basta utilizar o smartphone do lado correto. As lentes são assinadas pela alemã Leica.

O Mate Xs não é pra todo mundo: além de não contar com a Play Store nem com os serviços do Google, o preço sugerido é de 2.499 euros, aproximadamente R$ 11 mil. A empresa informou que o dispositivo esteja disponível mundialmente a partir do próximo mês, mas acho difícil que chegue ao Brasil: desde o embargo do governo americano, a Huawei não lançou no país nenhum novo smartphone além do P30 Lite e P30 Pro.

Huawei Mate Xs – ficha técnica:

  • Tela: dobrável de 8 polegadas; 6,6 polegadas quando dobrado de um lado e 6,38″ do outro
  • Processador: Huawei Kirin 990, octa-core com 2 núcleos rápidos (Cortex-A76 de 2,86 GHz), 2 núcleos intermediários (Cortex-A76 de 2,36 GHz) e 4 núcleos de baixo desempenho (Cortex-A55 de 1,96 GHz)
  • RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 512 GB, expansível com cartão NM (não microSD)
  • Câmeras: 40 megapixels f/1,8 (principal), 8 megapixels f/2,4 (teleobjetiva), 16 megapixels f/2,2 (grande-angular), sensor de profundidade Time of Flight
  • Bateria: 4.500 mAh, carregamento rápido de 55W (85% de bateria em 30 minutos)
  • Sistema operacional: Android 10.0, interface Huawei EMUI 10.0
  • Conectividade: 5G, dual-SIM (bandeja híbrida entre SIM2 e cartão de memória), Wi-Fi 6, USB-C 3.1, sem entrada de 3,5 mm para fone de ouvido
  • Dimensões:
    • aberto: 161,3 x 146,2 x 5,4 mm
    • fechado: 161,3 x 78,3 x 11 mm
  • Peso: 295 g

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados