Início / Notícias / Celular /

Samsung começa a produzir memórias LPDDR5 de 16 GB para smartphones

Ele já está presente no Galaxy S20 Ultra 5G com 16 GB de RAM

André Fogaça

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A Samsung anunciou hoje (25) que iniciou a produção em massa do primeiro módulo de DRAM LPDDR5 com 16 GB, voltado para smartphones potentes – dos mais caros. O chip é baseado na segunda geração de 10 nanômetros da empresa e promete ser quase 30% mais veloz do que o LPDDR4X que já está presente no mercado.

samsung lpddr5 16gb

“Com a introdução de uma nova linha de produtos baseados em nossa tecnologia de última geração ainda neste ano, a Samsung poderá atender totalmente às demandas futuras de todos os clientes”, comenta Cheol Choi, vice presidente sênior de marketing e vendas de memórias na Samsung.

A velocidade de transferência de dados do módulo LPDDR5 está marcada em 5.500 Mb/s, 28,92% maior do que o limite do LPDDR4X que consegue ir até 4.266 Mb/s. Além disso, o consumo de energia é 20% menor quando comparado ao módulo LPDDR4X de 8 GB, que está presente no Galaxy S20, por exemplo.

Junto do anúncio da atual produção em massa, que já equipa o Galaxy S20 Ultra 5G em sua variante com 16 GB de RAM, a Samsung garantiu que no segundo semestre deste ano apresentará ao mundo a terceira geração da classe de chips LPDDR5 de 16 GB em 10 nanômetros, que poderá marcar velocidade de 6.400 Mb/s e isso significa 50% mais velocidade do que o LPDDR4x.

Por mais que o LPDDR5 da Samsung esteja presente em apenas um smartphone, todos os celulares que escolherem o Snapdragon 865 como SoC terão este tipo de RAM embarcada, e que pode estar presente em quatro módulos diferentes dentro do chip.

Com informações: Samsung.