Plague Inc, jogo que simula pandemia, é banido na China

Apple removeu Plague Inc da App Store chinesa porque "inclui conteúdo ilegal"; jogo segue disponível no Brasil e outros países

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Plague Inc

O jogo Plague Inc para iPhone e iPad foi banido na China: esta versão foi removida da App Store porque “inclui conteúdo ilegal”, segundo o governo. O objetivo do app, que foi lançado em 2012, é fazer com que uma doença se espalhe no mundo inteiro. A desenvolvedora britânica Ndemic Creations não sabe ao certo se isso está relacionado ao surto de coronavírus. A versão Plague Inc: Evolved também não está disponível no país para Xbox One e PS4.

A Apple removeu Plague Inc da App Store porque ele “inclui conteúdo ilegal na China, conforme determinado pela Administração do Ciberespaço da China”. O jogo continua disponível na loja de outros países, incluindo o Brasil, onde ele custa R$ 1,90. Enquanto isso, o link da loja chinesa exibe uma mensagem de erro.

“Não está claro para nós se essa remoção está vinculada ao atual surto de coronavírus que a China está enfrentando”, diz a Ndemic Creations em comunicado. Ela afirma que está “trabalhando duro para tentar encontrar uma maneira de colocar o jogo de volta nas mãos dos jogadores chineses — não queremos desistir de vocês”.

No entanto, a empresa lembra que a situação “está completamente fora de nosso controle”. Ela sugere que os usuários entrem em contato com a Administração do Ciberespaço para cobrar uma solução. O jogo tem 130 milhões de usuários e é um dos apps pagos mais populares na China há anos.

Xbox One e PS4 não têm Plague Inc: Evolved na China

Plague Inc está disponível para Android na Play Store, mas os serviços do Google são banidos na China. Ele também pode ser baixado na Microsoft Store chinesa para Windows e Windows Phone (RIP), mas não é atualizado há anos.

Há uma versão chamada Plague Inc: Evolved, disponível no Steam para Windows, macOS e Linux; e para os consoles Xbox One, PlayStation 4 e Nintendo Switch em suas respectivas lojas.

A Ndemic não menciona se essa versão foi banida na China, mas a Microsoft Store local diz que o jogo para Xbox One “não está disponível no momento”. Plague Inc: Evolved também não pode ser encontrado na PS Store chinesa.

A desenvolvedora afirma que Plague Inc “incentiva os jogadores a pensar e aprender mais sobre sérios problemas de saúde pública”, e sua importância educacional é reconhecida por órgãos como o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA.

No jogo, o usuário seleciona um patógeno e define estratégias para transmitir a doença e combater ações de governos e cientistas que tentam impedir o contágio. Segundo a Ndemic, a popularidade de Plague Inc sempre aumenta quando há um surto e alguma doença; no caso do coronavírus, não foi diferente.

Ainda assim, a empresa lembra que ele “é um jogo, não um modelo científico, e o atual surto de coronavírus é uma situação muito real que está impactando um grande número de pessoas”. Por isso, ela recomenda obter informações a partir das autoridades de saúde.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados