Vivo Apex 2020 é um celular conceito com câmera abaixo da tela

Vivo Apex 2020 traz ainda zoom óptico e dispensa botões físicos

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Vivo Apex 2020

É curioso notar que o notch apareceu nos celulares como uma característica temporária, destinada a sumir. O Vivo Apex 2020 pode marcar o “começo do fim” dessa moda: o aparelho traz câmera frontal integrada à tela e, portanto, dispensa o entalhe ou mecanismos retráteis. Mas há um porém: estamos falando de um smartphone conceitual.

Prometer inovações em um dispositivo que não existe oficialmente é fácil. Mas isso não quer dizer que a chinesa Vivo (nenhuma relação com a operadora brasileira, que fique claro) esteja mentindo: aparentemente, o Apex 2020 seria apresentado no MWC 2020, mas a feira foi cancelada por causa do coronavírus (Covid-19).

Restou à fabricante fazer um anúncio online do aparelho. O primeiro detalhe que chama atenção no Apex 2020 é justamente a tela: o painel tem 6,45 polegadas, resolução 1080p e bordas curvadas de 120 graus que são muito mais pronunciadas que as do Vivo NEX 3, modelo lançado em 2019.

Vivo Apex 2020

Aparelhos anteriores da marca também não trazem tela com notch. No mencionado NEX 3, por exemplo, a câmera frontal é retrátil. No Apex 2020 é diferente: a câmera de selfie — um sensor de 16 megapixels — fica o tempo todo ali na frente, mas logo abaixo da tela.

De acordo com a Vivo, isso foi possível porque a companhia conseguiu aumentar em seis vezes a transmitância de luz nesse ponto da tela. Dependendo do ângulo de observação, é possível enxergar o sensor ali. Resta saber se a qualidade da imagem não é afetada pelo componente:

Câmera frontal na tela do Vivo Apex 2020 (foto: Ifanr)

Câmera frontal na tela do Vivo Apex 2020 (foto: Ifanr)

Na traseira, o Apex 2020 reúne duas câmeras. Pouco para os padrões atuais? Talvez. Mas elas são notáveis: a câmera principal tem sensor de 48 megapixels acompanhado de um sistema de estabilização óptica que lembra um gimbal e, como tal, promete ser até 200% mais preciso que as soluções do tipo atuais.

Por sua vez, a câmera secundária é composta por um sensor de 16 megapixels e um mecanismo de periscópio que permite zoom óptico entre 5x e 7,5x.

As demais especificações incluem processador Snapdragon 865, 12 GB de RAM, 256 GB de armazenamento, sistema operacional Android 10 e carregamento sem fio de 60 W (a capacidade da bateria não foi revelada).

O carregamento sem fio é indispensável aqui: o Apex 2020 não tem nenhum tipo de porta, do mesmo modo que não possui botões físicos. Os comandos são dados a partir de toques na lateral do aparelho — o NEX 3 também é assim e, nele, o reconhecimento dos comandos parece funcionar bem.

Tudo é muito interessante, mas, infelizmente, não há informações sobre quando e se o Vivo Apex 2020 será lançado. É bastante provável que, assim como o Apex 2019, o modelo sirva apenas de referência para outros lançamentos da marca.

Receba mais sobre Vivo Apex 2020 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados