Facebook Messenger simplifica interface e prioriza stories no celular

As novidades chegam primeiro no iOS e não há previsão para o Android

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
facebook messenger tecnoblog

O Facebook anunciou hoje (2) que atualizou seu mensageiro, o Messenger, removendo recursos que eram pouco utilizados e simplificando ainda mais a interface do aplicativo. A maior mudança está na remoção dos chatbots que foram introduzidos recentemente pela empresa de Zuckerberg.

Mesmo com o WhatsApp dentro de casa, o Facebook ainda dá atenção ao Messenger, que está presente desde 2011 e que recebeu o modo noturno, antes do mensageiro mais popular da empresa por aqui. Agora, depois de ter ficado mais simples em 2018, o programa está ainda mais leve, mais rápido e mais minimalista.

Na parte minimalista, uma das abas deixa de existir e ela é a Descobrir, que reunia jogos e chatbots de empresas em um só lugar e que respondiam pela marca – como um SAC automatizado de uma loja. Agora na parte inferior ficam apenas a lista de contatos que estão na rede social, ou que falam com você, além da lista de bate-papos ou grupos de bate-papos que estão ativos.

gif nova interface messenger

A lista de pessoas agora mostra mais destaque para os usuários que compartilharam stories em suas contas, mas ainda é possível transformar este visual em apenas uma lista normal mesmo – ufa!

Por fim, o peso está menor. O Facebook diz que o tamanho total do aplicativo está menor para o download, para atualizações e também para o que ocupa já instalado na memória do aparelho, seja ele novo ou mais antigo. Em números, o novo app para iOS tem um quarto das linhas de código quando comparado com a versão antiga e ele foi redesenhado utilizando o máximo possível de códigos e funções nativas do sistema. Ele também leva a metade do tempo para abrir.

A novidade chega primeiro para iOS e já está sendo liberada aos poucos. Ainda não existe previsão de que as mudanças apareçam no Android, que já conta com recursos próprios como os chats que são exibidos em bolhas e que não dependem do Messenger estar ou não aberto.

Com informações: Facebook.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados