Huawei testa app de busca para substituir Google no Android

Usuários do Emirados Árabes Unidos estão sendo convidados para testar o Huawei Search

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei

A Huawei pode estar prestes a lançar o seu próprio buscador para substituir o Google no Android. A marca chinesa está buscando consumidores do Emirados Árabes Unidos para testar o seu novo app de buscas, o Huawei Search. A novidade, porém, não tem data marcada para chegar ao público.

 

As informações foram reveladas pelo usuário do Reddit beingnull ao site especializado XDA Developers. Em uma análise preliminar realizada pelo site em um celular Huawei Mate 30 Pro, o app possui uma interface simples e sem assistente virtual e demais recursos extras. O aplicativo fica limitado a algumas funções essenciais além da busca, como previsão do tempo, com informações fornecidas pela Huafeng-AccuWeather, e conversor de unidades, por exemplo.

O app também traz alguns detalhes que se aproxima do app do Google, como a exibição de notícias, informações sobre esportes, histórico de busca e modo escuro. Ainda assim, não se sabe qual motor de buscas é utilizado pelo serviço, já que os resultados de pesquisa não foram semelhantes àqueles que foram encontrados pelo Google, Yahoo, Bing, DuckDuckGo, Yandex, Ask e AOL.

Huawei Search (Reprodução/XDA Developers)

O desenvolvimento do serviço de buscas é mais um esforço da companhia em sua estratégia de focar em soluções próprias. Em crise com o governo dos Estados Unidos desde 2019, a Huawei vem buscando suprir a ausência dos serviços do Google em seus dispositivos, com direito à loja de aplicativos própria, o AppGallery, para substituir a Google Play Store.

Recentemente, o Senado dos Estados Unidos aprovou um projeto para banir equipamentos antigos da Huawei e ZTE instalados no país. A lei ainda precisa ser sancionada pelo presidente Donald Trump.

Com informações: XDA Developers e TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados