Celular Android com root consegue fazer jailbreak de iPhone

Jailbreak utiliza uma versão da ferramenta Checkra1n que roda em Linux

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
jailbreak com android

Se o mundo de Android e iPhone não comporta interação entre as plataformas rivais, no jailbreak do iOS um smartphone com o sistema operacional móvel do Google pode dar a mão que falta para abrir as portas de um iPhone. A ideia é simples: pegue um Android, plugue em um iPhone e algumas linhas de comando fazem a magia.

O mundo do jailbreak nunca mais foi o mesmo desde que GeoHot deixou de atuar com suas ferramentas, com este lado da Força virando uma zona, uma bagunça e uma balbúrdia. Uma das muitas formas de abrir o iOS de um iPhone, descoberta por um usuário do Reddit, é com a ajuda de um Android plugado no outro lado do cabo e um aplicativo criado para a ferramenta Checkra1n.

Ela é a primeira que consegue quebrar o iOS 13 e trabalha com base no Boot ROM, não em uma falha dentro do próprio iOS. Recentemente o Checkra1n recebeu suporte para Linux e isso fez ele poder rodar em um Android. Se você é corajoso o suficiente para querer saber como fazer este tipo de jailbreak, você vai precisar de:

  • Um iPhone 5s, 6, 6s, 7 ou X, que esteja ao menos no iOS 12.3
  • Um Android que já passou pelo processo de root
  • O aplicativo para acesso do terminal no Android
  • Algum cabo que conecte os dois aparelhos (pode usar adaptadores para isso)

Então é só baixar a versão em binário do Checkra1n para Linux, rodar no Android, plugar os dois dispositivos, colocar o iPhone ou iPad em modo de atualização de firmware (DFU), escrever uma só linha de comando.

Vale lembrar que o jailbreak abre muito mais do iOS que simplesmente a instalação de temas e apps que não foram aceitos na App Store. Eu mesmo já utilizei jailbreak no passado, mas parei desde que o GeoHot parou de fazer sua ferramenta.

Só tem um detalhe: este jailbreak não é completo e não tem mais efeito toda vez que o iPhone ou iPad foi reiniciado.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados