Início / Notícias / Aplicativos e Software /

Google oculta apps sobre coronavírus na busca da Play Store

Busca da Google Play Store não exibe apps ao pesquisar por "coronavirus" ou "covid-19"

Bruno Gall De Blasi

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Procurou por “coronavirus” na Google Play Store e não encontrou nenhum aplicativo? Existe uma explicação para isso: o Google passou a ocultar apps sobre o coronavírus na busca da loja para dispositivos Android, para evitar desinformação a respeito da doença Covid-19. Demais conteúdos, como audiolivros, e-books e músicas, não foram afetados pela alteração.

De acordo com o 9to5Google, ao pesquisar pelos termos “coronavirus” (sem acento) e “COVID-19”, nenhum aplicativo ou sugestão de pesquisa são encontrados na Play Store, com exceção de “COVID19”.

A busca da Play Store apresentou a mesma reação com o termo “Covid 19”, durante os testes do Tecnoblog. Ainda assim, ao pesquisar por “coronavírus” (com acento) e “Covid”, diversos apps foram exibidos na busca – entre eles, o jogo Plague Inc, atualmente banido na China.

Sugestões de busca também foram exibidas durante os nossos testes. Nesse caso, todos os termos apresentaram pesquisas relacionadas, como “coronavirus jogo” e “coronavirus sus”, sendo a segunda sobre o app Coronavírus – SUS, do Ministério da Saúde.

O Tecnoblog entrou em contato com o Google para obter mais esclarecimentos sobre a alteração na Google Play Store.

Google Play oculta apps sobre coronavírus

Google cancela eventos devido ao coronavírus

O surto de coronavírus já causa impactos em boa parte da indústria de tecnologia. Só nesta semana, o Google desmarcou dois eventos, sendo um deles o Google I/O 2020, uma de suas principais conferências para apresentar novas versões do Android e gadgets.

Outras empresas também vêm sofrendo com os reflexos do novo coronavírus, tanto com o cancelamentos de eventos – Facebook, Microsoft e Nvidia – quanto com as paralisações de fábricas por falta de componentes. O preço dos smartphones também pode subir no Brasil devido à doença.

Com informações: 9to5Google e Android Police