YouTube bloqueia anúncios em vídeos que falem sobre coronavírus

Vídeos do YouTube tiveram anúncios removidos ao falar sobre coronavírus; ação irritou criadores de conteúdos

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube (Foto por Rego Korosi/Flickr)

O surto de coronavírus também afetou a rotina do YouTube: a plataforma está bloqueando anúncios em vídeos que falem sobre o Covid-19, considerado como um assunto sensível. A ação, porém, enfureceu a comunidade de criadores de conteúdos.

Esta não é a primeira vez que o YouTube bloqueia anúncios em vídeo por este motivo. Há uma série de fatores, como discursos de ódio, violência e afins, que devem ser evitados ao aderir ao programa de publicidade da plataforma. Dessa forma, caso o conteúdo não se adeque a estas condições, ele pode ser desmonetizado.

O mesmo pode ser dito ao caso do novo coronavírus, que atualmente é visto como um conteúdo sensível. “Todos os vídeos focados neste tópico serão desmonetizados até segunda ordem”, explica Tom Leung, do YouTube.

Criadores de conteúdo, no entanto, se queixaram da decisão, especialmente ao notarem que canais de notícias não tiveram o mesmo tratamento. Segundo os relatos, vídeos que fazem citação a assuntos relacionados à doença também foram desmonetizados, como o caso de eventos cancelados devido ao Covid-19.

“Eu criei abreviações como “CV”, mas ele ainda é marcado como inadequado. Ela estava em um vídeo sobre o cancelamento do GDC, então os eventos afetados pelo coronavírus que estão sendo discutidos também devem acionar o bot para revisão”, relata Jonathan Downey, do canal Spawn Wave.

O surto de coronavírus vem impactando o cronograma de diversas empresas de tecnologia. De fevereiro para cá, diversos eventos, como MWC 2020, F8, Google I/O, entre outros, já foram desmarcados. Os efeitos também são sentidos nas fábricas e na entrega de produtos do AliExpress.

O Covid-19 já possui três casos confirmados no Brasil. Até o momento, nenhuma morte causada pela doença foi registrada em território nacional, segundo o Ministério da Saúde.

Com informações: The Verge, YouTube, Spawn Wave (Twitter) e G1

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados