Fundação Bill e Melinda Gates financia kit que detecta coronavírus

Kit para teste em casa do coronavírus começará a ser distribuído em Seattle

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
O Código Bill Gates

O novo coronavírus (Covid-19) já atinge mais de 100 países. Os esforços atuais visam não só combater o avanço do vírus como também oferecer tratamento adequado aos infectados. A Fundação Bill & Melinda Gates vai colaborar com isso oferecendo kits domésticos que detectam o coronavírus.

Seattle e região formam o epicentro do surto de coronavírus nos Estados Unidos. Já foram confirmados mais de 80 casos de contaminação e 15 mortes em consequência do Covid-19 por lá. É por isso que o envio dos kits começará nessa área. Outra razão: a sede da fundação fica em Seattle.

Como a Fundação Bill & Melinda Gates ainda está finalizando o software de suporte ao programa e preparando um questionário para os solicitantes do teste, ainda não há data para o programa começar, mas tudo indica que o envio dos kits deve ter início nos próximos dias.

Com o kit, pessoas que tiverem suspeita de contaminação pelo coronavírus poderão ser testadas para o diagnóstico em casa, sem expor profissionais de saúde e pacientes de clínicas ou hospitais ao risco de contágio. Presumivelmente, elas também estarão menos expostas ao vírus se o seu mal-estar tiver outra causa.

As pessoas interessadas deverão preencher uma formulário online disponibilizado pela Fundação Bill & Melinda Gates. Se os sintomas apontados forem compatíveis com o Covid-19, elas receberão o kit de teste em casa em até duas horas após a solicitação.

coronavirus covid-19

Os resultados deverão ser fornecidos em dois dias e serão compartilhados com as autoridades de saúde. Estas, por sua vez, deverão notificar os indivíduos testados em caso de resultado positivo.

Além de receber orientações, essas pessoas serão incentivadas a preencher um questionário online para que o governo descubra quais os lugares frequentados por elas e possa, se for o caso e quando possível, notificar indivíduos que estiveram nas mesmas áreas para que também façam o teste.

O envio dos kits utilizará recursos do Seattle Flu Study, programa financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates que realiza testes para influenza.

Esta é uma das várias iniciativas apoiadas pela organização. Para quem tiver interesse, é possível conhecer parte do trabalho da Fundação Bill & Melinda Gates no documentário O Código Bill Gates, disponível na Netflix.

Com informações: TechCrunch, Seattle Times.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados