Pirataria do filme Contágio dispara em meio ao surto de coronavírus

Contágio registrou crescimento no número de downloads por torrent; filme está no catálogo brasileiro do HBO Go

Victor Hugo Silva
Por

Alguns filmes voltam a atrair a atenção das pessoas com uma certa frequência. É o caso de Esqueceram de Mim todo final de ano e de Jamaica Abaixo de Zero durante as Olímpiadas de Inverno. As situações inesperadas também fazem um filme ser novamente procurado: é o caso de Contágio, que tem atraído o interesse de muitas pessoas em meio ao surto do novo coronavírus.

Contágio (Foto: Claudette Barius/Warner Bros)

Lançado em 2011, Contágio apresenta uma epidemia que se espalha pelo mundo e a ação de cientistas para contê-la. O filme saiu da Netflix em julho de 2018, e está disponível atualmente no catálogo brasileiro do HBO Go; em outros países, é difícil encontrá-lo em grandes serviços de streaming.

Isso tem feito ele ser cada vez mais baixado via torrent. Segundo o The Verge e o TorrentFreak, há um crescimento considerável no número de downloads entre 1º de janeiro e 4 de março, período em que o coronavírus se espalhou pelo mundo.

O levantamento é apenas uma estimativa de quantas pessoas viram o filme com base na quantidade de endereços de IP que o compartilharam a cada dia. Ainda assim, ele serve para indicar o surgimento de uma tendência.

Até 23 de janeiro, Contágio tinha cerca de 200 downloads por dia. O número saltou para 1.500 downloads em 24 de janeiro e chegou a 9.300 downloads no dia seguinte. Em 29 de janeiro, quando os Estados Unidos confirmaram a primeira transmissão local, foram registrados mais de 18 mil downloads.

Downloads diários via torrent de Contágio

O pico aconteceu em 2 de fevereiro, quando houve mais de 25 mil downloads do filme. O retorno da popularidade de Contágio começou na Coreia do Sul, um dos primeiros países afetados pelo novo coronavírus, e logo chegou aos Estados Unidos e ao Reino Unido.

Os usuários que optaram por usar meios locais para ver o filme podem alugá-lo em plataformas como o iTunes. A plataforma da Apple registrou um crescimento no interesse pelo filme, que chegou a estar entre os 20 mais alugados dos EUA.

O interesse também cresceu no Google Trends, ferramenta que indica termos mais pesquisados. A quantidade de pesquisas pelo filme seguia um nível comum até que começou a subir em 21 de janeiro. Nos EUA, por exemplo, uma das buscas mais comuns relacionadas ao filme é “onde assistir a Contágio?”.

Buscas por "Contágio" no Google Trends entre 9 de dezembro de 2019 e 7 de março de 2020

Buscas por “Contágio” no Google Trends entre 9 de dezembro de 2019 e 7 de março de 2020

Atualizado às 19h45

Relacionados

Relacionados