Europa quer estender direito ao reparo a celulares e notebooks

Celulares, tablets e notebooks deverão ter peças de reposição garantidas se regras forem aprovadas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 5 meses
Samsung Galaxy A70

Vira e mexe relatamos aqui no Tecnoblog desmontes feitos pelo iFixit que mostram que determinados smartphones têm reparo complicado. De certa forma, a União Europeia pretende acabar com isso: a entidade quer que fabricantes de celulares, tablets e notebook sigam o direito ao reparo, regra que condiciona o fornecimento de peças de reposição por um período amplo.

A ideia não é nova. No ano passado, a Comissão Europeia aprovou o direito ao reparo para equipamentos como refrigeradores, máquinas de lavar roupa, lava-louças, televisores e fontes de alimentação comercializados na União Europeia.

De modo resumido, as regras determinam que, a partir de abril de 2021, fabricantes forneçam peças de reposição por pelo menos 10 anos e que componentes possam ser substituídos sem causar danos ao produto. Com isso, os equipamentos devem durar mais, contribuindo para políticas de sustentabilidade.

Agora, o plano da Comissão Europeia é aplicar regras semelhantes para celulares, tablets, notebooks e afins. A ideia é permitir não só que esses equipamentos durem mais, como também possam ser reutilizáveis, atualizáveis e construídos com materiais reciclados, tanto quanto possível.

A dificuldade técnica de reparo que frequentemente é abordada pelo iFixit não é um dos aspectos ponderados pela União Europeia, no entanto, as novas regras, se aprovadas, exigirão que os dispositivos sejam projetados de maneira mais sustentável, detalhe que pode resultar em designs internos mais favoráveis a consertos.

Galaxy Note 8 - desmonte
Foto: iFixit

Não que definir as regras seja tarefa fácil. É preciso analisar, por exemplo, se os clientes terão a liberdade de escolher estabelecimentos para reparo ou se o procedimento só poderá ser feito em redes de assistência técnica autorizadas.

As regras ainda estão em fase inicial de discussão e precisam ser aprovadas pelos países que formam a União Europeia para entrar em vigor. Mas tudo indica que é questão de tempo para isso acontecer, afinal, a Comissão Europeia também trabalha para aprovar regras para facilitar a troca de baterias de celulares e fones sem fio, por exemplo.

Essa movimentação faz parte dos esforços crescentes da União Europeia para combater a obsolescência programada e reduzir o lixo eletrônico, logo, medidas que complementam ou ampliam ainda mais o direito ao reparo podem surgir nos próximos meses.

Com informações: TechCrunch.

Receba mais sobre Europa na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados