YouTube vai reativar anúncios em vídeos sobre coronavírus

O retorno é gradual e apenas para alguns criadores de conteúdo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
YouTube app (Android)

O YouTube publicou uma nota hoje (11), garantindo que vídeos que estiverem no ar e que falam sobre o coronavírus Covid-19, não serão desmonetizados. A novidade chega menos de uma semana depois do próprio site de vídeos do Google remover todos os anúncios que podem aparecer nestes vídeos.

Não faz nem uma semana desde que o YouTube resolveu remover todos os anúncios que aparecem dentro de vídeos sobre o coronavírus, o que automaticamente também remove uma parte considerável do dinheiro que criadores de conteúdo recebem – já que uma parte, geralmente bem pequena, vem de usuários que pagam o YouTube Premium.

Depois de alguma polêmica na plataforma, Susan Wojcicki, CEO do YouTube, publicou uma nota no site onde diz que os anúncios vão voltar. “Nos próximos dias, permitiremos anúncios em conteúdos que discutem o coronavírus em um número limitado de canais, incluindo criadores que já estão certificados no programa de auto-verificação e um grupo de parceiros da mídia,” diz a executiva.

“Estamos preparando nossas políticas e processos de aplicação para expandir a monetização para mais criadores e organizações de notícias nas próximas semanas”, conclui.

Algumas atitudes do YouTube já ajudam na árdua tarefa de impedir a disseminação de notícias falsas. Duas delas incluem organizar resultados sobre notícias de parceiros da imprensa no topo da busca, quando o usuário pesquisa algo sobre o coronavírus, além de remover automaticamente conteúdo que desencoraje quem assiste a procurar ajuda médica.

O YouTube não disse quais são os criadores de conteúdo que voltarão a ter seus vídeos monetizados.

Com informações: YouTube.

Receba mais sobre YouTube na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados