Nvidia apoia projeto que usa seu PC para estudar coronavírus
Nvidia e comunidade PC Master Race apoiam [email protected] e pedem que gamers liberem CPU e GPU de seus computadores
Falamos por aqui que os pesquisadores do [email protected] querem ajuda do seu PC para estudar o novo coronavírus: a Nvidia e a comunidade PC Master Race estão apoiando o projeto, pedindo para que gamers liberem um pouco da CPU e GPU de seus computadores para esta nobre causa.
- Covid-19: os cibercriminosos e a guerra de narrativas
- Como limpar o celular em tempos do novo coronavírus [COVID-19]
“PC gamers, vamos colocar essas GPUs para trabalhar”, diz a Nvidia em sua conta oficial no Twitter. “Junte-se a nós e a nossos amigos da comunidade PC Master Race, e apoie o [email protected] doando poder de computação não-utilizado da GPU para combater o COVID-19!”
O português Pedro Costa, conhecido como Pedro19 ou Pedro PCMR, é o fundador da comunidade PC Master Race que está presente em diversas plataformas, incluindo Reddit, Twitter, Steam e Discord.
Desde o ano passado, Pedro também é consultor especial do [email protected], projeto de computação distribuída criado em 2000 e gerido pela Universidade Stanford (EUA). O objetivo é realizar pesquisas sobre como as proteínas se dobram (daí o nome “folding”), algo crucial para descobrir remédios.
Por exemplo, os vírus — como o causador do COVID-19 — usam proteínas para combater nosso sistema imunológico e para se reproduzirem. O [email protected] pode entender como essas moléculas funcionam, e como criar remédios específicos para neutralizá-las. No entanto, isso exige muito poder computacional, daí o pedido de ajuda.
Como usar o [email protected]
Para se juntar aos outros usuários, é simples: baixe o cliente do [email protected] para Windows, instale-o e pronto. O programa será configurado automaticamente e vai escolher uma das 23 pesquisas em andamento sobre o novo coronavírus.
Você pode ajustar quanto de CPU e GPU poderão ser usados: clique com o botão direito no ícone na barra de tarefas e escolha entre “Light”, “Medium” ou “Full”. (Ele fica no modo “Light” por padrão.) A placa de vídeo ou chip gráfico será usado apenas se houver suporte de hardware e software.
“Esses cálculos são enormes e cada pedacinho ajuda”, explica Greg Bowman, atual diretor do [email protected], no blog oficial. “Cada simulação que você executa é como comprar um bilhete de loteria: quanto mais bilhetes comprarmos, maiores serão nossas chances de ganhar o prêmio.”
Com informações: Bleeping Computer.