Google Tradutor ganha transcrição em tempo real no Android

Transcrição do Google Tradutor funciona em oito idiomas, inclusive português

Emerson Alecrim
Por

No começo do ano, descobrimos que o Google Tradutor (Google Translate) ganharia uma função capaz de realizar transcrição traduzida praticamente em tempo real. Esse dia chegou: o Google revelou, nesta terça-feira (17), que a versão da ferramenta para Android agora pode fazer transcrições em oito idiomas. O português está entre eles.

Google Tradutor com transcrições no Android

Com a nova função, o Google Tradutor é capaz de reconhecer a falar de uma pessoa, processar essa informação como texto e, na sequência, traduzí-la para um dos idiomas suportados. São eles: alemão, espanhol, francês, hindi, inglês, português, russo e tailandês. Outras línguas poderão ser acrescentadas com o passar do tempo.

A demonstração realizada no começo do ano sugere que o Google Tradutor faz um bom trabalho de transcrição, no entanto, o Google ressalta que há algumas condições para isso: na atual fase, é importante que a conversa seja realizada em um lugar silencioso e que apenas uma pessoa fale por vez.

O funcionamento é simples. Tudo o que é necessário fazer é acionar a opção de transcrição na tela principal do Google Tradutor e selecionar os idiomas de origem e destino.

É possível pausar ou reiniciar as transcrições tocando no ícone do microfone, bem como ajustar o tamanho do texto ou exibí-lo em modo escuro nas configurações do aplicativo.

Exemplo de transcrição no Google Tradutor

As transcrições do Google Tradutor estão sendo disponibilizadas somente no Android. Para quem já tem o aplicativo, a atualização com a novidade começou a ser liberada nesta semana, então basta aguardar por ela.

E quanto ao iPhone? Até o momento, não há informações sobre disponibilidade da função de transcrição no Google Tradutor para iOS, mas há boas chances de isso aconteça dentro de algumas semanas ou meses.

Relacionados

Relacionados