Sony PlayStation 5 tem 10,28 teraflops e SSD mais rápido

PS5 tem frequência variável no processador e chip gráfico; armazenamento SSD de 825 GB pode ser expandido

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sony PlayStation

Mark Cerny, arquiteto-chefe da divisão PlayStation na Sony, revelou nesta quarta-feira (18) a ficha técnica do PS5: ele possui frequência variável no processador e chip gráfico; e armazenamento SSD de 825 GB que pode ser expandido com um SSD NVMe. O console será lançado no final do ano e concorrerá com o Xbox Series X da Microsoft.

O PlayStation 5 tem um processador personalizado AMD Zen 2 octa-core de até 3,5 GHz. O chip gráfico, por sua vez, usa a arquitetura RDNA 2 com poder gráfico de 10,28 teraflops e frequência de até 2,23 GHz. O Xbox Series X, por sua vez, chega a 12 teraflops.

Cerny explica ao Digital Foundry que o PS5 mantém um consumo de energia mais ou menos constante, e permite que a frequência da CPU e GPU varie de acordo com a necessidade. Por isso, o clock não é constante e tem limites máximos.

A Sony afirma que o console permanecerá em uma frequência igual ou próxima ao máximo. A empresa ainda não revela detalhes sobre o resfriamento do sistema, no entanto.

PS5 tem armazenamento SSD expansível

O PS5 possui um SSD de 825 GB com taxa de transferência de 5,5 GB/s para arquivos no tamanho original. O console traz um chip dedicado para descomprimir arquivos em formato zlib e kraken; neste caso, a velocidade de transferência chega a 9 GB/s.

Há um controlador flash personalizado no SSD para evitar gargalos, além de seis níveis de prioridade ao ler do armazenamento interno; dessa forma, certo conteúdo pode ser carregado mais rápido dependendo da necessidade.

PS5

O SSD ajuda a atingir alguns dos objetivos que a Sony colocou para o PS5. Ele deve ter boot ultrarrápido, evitar telas de carregamento dentro de jogos, e acelerar a instalação de patches.

Será possível expandir o armazenamento usando um HD externo USB, ou mesmo um SSD NVMe para PC. No entanto, o PS5 requer o padrão PCIe 4.0 com a largura de banda necessária para corresponder às especificações da Sony. A empresa precisará validar o drive para garantir que ele funcione corretamente.

A Sony ainda não mostra como será o design do PS5, nem menciona o preço do console. Sabemos que ele terá suporte a jogos em 4K a até 120 Hz, suporte a ray tracing acelerado por hardware, e compatibilidade com jogos do PS4.

PlayStation 5 PlayStation 4
Processador AMD Zen 2 octa-core a até 3,5 GHz AMD Jaguar octa-core a 1,6 GHz
Chip gráfico 10,28 TFLOPs, 36 unidades de computação a até 2,23 GHz, AMD RDNA 2 1,84 TFLOPs, 18 unidades de computação a 800 MHz
Memória 16 GB GDDR6, 256 bits, 448 GB/s 8 GB GDDR5, 256 bits, 176 GB/s
Armazenamento interno SSD de 825 GB, 5,5 GB/s (tamanho original), 8 a 9 GB/s (com compressão) HD de 500 GB, 50 a 100 MB/s
Armazenamento expansível entrada para SSD NVMe HD interno pode ser substituído
Armazenamento externo suporte a drive USB suporte a drive USB
Drive óptico Blu-ray 4K UHD Blu-ray

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados