DirectX 12 Ultimate é feito para jogos de PC e Xbox Series X

Microsoft, Nvidia e AMD anunciam DirectX 12 Ultimate com suporte melhorado a ray tracing no Windows 10 e Xbox

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Placa de vídeo Nvidia RTX
Foto por Keijiro Takahashi/Flickr

Microsoft, Nvidia e AMD anunciaram o DirectX 12 Ultimate nesta quinta-feira (19): ele unifica a interface de programação para jogos do Xbox Series X e para PCs com Windows 10. Entre as novidades, temos suporte melhorado a ray tracing, VRS (sombreamento de taxa variável) e outros recursos para melhorar o visual de futuros games.

Para a Microsoft, a maior vantagem do DirectX 12 Ultimate é ser compatível com placas de vídeo e consoles antigos, que não suportam todos os seus recursos. Dessa forma, será possível criar jogos que aproveitam totalmente o DX12U, e eles vão funcionar bem em hardware compatível só com versões anteriores do DirectX.

DirectX 12 Ultimate melhora suporte a ray tracing

O DirectX 12 já tinha suporte a ray tracing, técnica para simular o comportamento de raios de luz, deixando reflexos e sombras mais realistas. No entanto, a versão Ultimate traz duas melhorias importantes.

Com o DirectX Raytracing 1.1, os jogos podem solicitar diretamente à placa de vídeo ou chip gráfico que renderize os raios de luz; na versão anterior, o programa tinha que fazer o pedido através da CPU.

Além disso, os desenvolvedores terão uma opção ao ray tracing dinâmico, no qual a iluminação é renderizada de forma automática, de acordo com os materiais e as fontes de luz.

A alternativa é o traçado de raios inline: nele, o desenvolvedor escolhe como será o comportamento da luz. Segundo a Microsoft, isso é útil para sombras pequenas ou qualquer cenário menos complexo.

O DirectX 12 Ultimate também traz suporte melhorado ao sombreamento de taxa variável (VRS, variable rate shading). Com esse recurso, um jogo pode ajustar de forma dinâmica os detalhes em certas partes de uma cena: isso evita gastar a placa de vídeo para renderizar áreas menos relevantes.

Há ainda os mesh shaders, que oferecem um controle maior sobre o nível de detalhes que a placa de vídeo vai renderizar; e o sampler feedback, que carrega itens do jogo de forma mais eficiente, reutilizando texturas já renderizadas ou ignorando de superfícies que você não pode ver.

Tudo isso significa que os desenvolvedores têm uma base para criar jogos mais realistas em mais de uma plataforma — no PC e no Xbox Series X. O DirectX 12 Ultimate foi criado em parceria com a Nvidia e com a AMD; a Microsoft não disse quando ele será lançado, mas certamente será ainda este ano.

Com informações: VentureBeat.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados