Amazon sugere que clientes limpem embalagens antes de abri-las

Sim, é uma recomendação da Amazon para prevenção contra o coronavírus

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Caixa da Amazon

Limpar embalagens de produtos recém-comprados nunca foi um hábito mandatório, mas esse é um cuidado crescente nos tempos atuais. Até a Amazon dá a entender que desinfetar a caixa de uma compra online é um bom jeito de aumentar a prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19).

Não é que a Amazon esteja dizendo, categoricamente, que você deve passar um pano com álcool ou qualquer outro produto desinfetante na embalagem de um item que acabou de ser entregue. A companhia apenas sinaliza que esse é um cuidado que pode valer a pena, mas não condiciona ninguém a segui-lo.

Recentemente, a CNN perguntou à Jay Carney, vice-presidente sênior de assuntos corporativos da Amazon, quais cuidados os compradores devem seguir para diminuir o risco de contaminação durante as entregas feitas pela companhia.

Nem a Amazon sabe ao certo. Carney respondeu que “estamos aprendendo conforme avançamos, como todo mundo”. O executivo completou dizendo que especialistas ainda estão sendo consultados sobre o assunto.

Não há nenhum caso comprovado de contaminação que tenha ocorrido a partir do contato com um objeto, mas como algumas evidências apontam que o vírus pode sobreviver por algum tempo em superfícies de embalagens — fala-se em até 24 horas em papelão, por exemplo —, Carney recomendou que “os clientes tomem as precauções que acharem necessárias”.

Uma sugestão é justamente a de limpar a embalagem com um pano umedecido com algum tipo de desinfetante. Essa recomendação vale sobretudo para a embalagem do produto em si. O pacote ou caixa da entrega pode simplesmente ser descartada assim que aberta.

Obviamente, você deve lavar bem as mãos após manipular todas as embalagens.

Foto por Christoph Scholz/Flickr

Para quem acha que essas medidas não são suficientes, Carney recomenda deixar o pacote em um local isolado, como uma garagem ou quintal. Por quanto tempo? Considerando a possibilidade de o vírus sobreviver em uma superfície de papelão por 24 horas, por exemplo, o ideal seria pelo menos um dia inteiro.

Não é uma opção para mim. A minha vontade de ver o produto não me permitiria deixar a embalagem em “quarentena” por 24 horas. De todo modo, esse é apenas um cuidado de reforço. Para a maioria das pessoas, a velha regra de lavar bem as mãos após manipular objetos potencialmente sujos deve ser suficiente.

Com informações: Inc.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados