Apple lança iOS 13.4 e libera suporte a touchpad no iPadOS

O suporte para touchpad foi anunciado com o lançamento dos novos iPad Pro de 11 e 12,9 polegadas

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple iPadOS 13.4

A Apple liberou nesta terça-feira (24) atualizações para seus sistemas, incluindo iOS 13.4 e iPadOS 13.4. E, enquanto apresentou novidades para apenas alguns aplicativos para iPhone, a empresa fez uma mudança significativa no iPad, que passou a ter suporte para touchpad.

A novidade já havia sido anunciada na semana passada, quando a Apple lançou os novos iPad Pro de 11 e 12,9 polegadas. Os dispositivos com iPadOS 13.4 conseguem habilitar um cursor na tela por acessórios como Magic Keyboard, a capa para iPad que será vendida a partir de maio.

Além dos modelos do iPad Pro, a nova versão do sistema operacional está disponível para iPad Air 2 e mais recentes, iPad de 5ª geração e mais recentes, e iPad mini 4 e mais recentes.

No vídeo acima, voltado para a imprensa, o vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, demonstra como o touchpad funcionará no iPadOS. O acessório poderá ser usado em todas as ações que seriam feitas com toques na tela.

O cursor do iPad tem um formato de círculo na maior parte do tempo, mas muda o visual para destacar elementos. Isso acontece com ícones, botões e campos de texto, por exemplo. O tablet ainda suporta gestos para alternar entre aplicativos, abrir o Dock e acessar a central de controle.

Mais novidades da Apple para iOS e iPadOS 13.4

O sistema ganhou um recurso que permite compartilhar com outros usuários todo o conteúdo de uma pasta do iCloud Drive. Assim como acontece no Dropbox e no Google Drive, os usuários do serviço da Apple poderão dividir arquivos sem ter que liberar o acesso para cada um deles.

A atualização também envolve o aplicativo Mail, que ganhou atalhos na área inferior da tela para apagar, arquivar, responder e escrever uma mensagem. Além disso, a Apple liberou novos stickers Memoji para serem usados nas conversas.

A empresa ainda mudou a forma como desenvolvedores lançarão aplicativos em suas plataformas. Com a nova versão dos sistemas, será possível comprar um aplicativo no iPhone, por exemplo, e usá-lo no no iPad, no Mac e na Apple TV.

Com informações: TechCrunch, VentureBeat, 9to5Mac

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados