Google Maps agora avisa sobre empresas fechadas temporariamente

Atualização do Google permite que empresas informem fechamento temporário por causa do coronavírus

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Closed (foto: Pexels)

Empresas no mundo todo estão com suas atividades paralisadas em função do avanço do novo coronavírus (Covid-19). É por isso que o Google tem trabalhado para permitir que esses negócios apareçam como “temporariamente fechados” nas buscas e no Google Maps.

Essa informação é mais relevante do que parece. Em tempos de isolamento social e quarentena, é importante evitar que as pessoas saiam de casa desnecessariamente. Se ao pesquisar por um estabelecimento o usuário se deparar com um aviso de “temporariamente fechado”, evitará ir até lá e se expor.

O Google Maps é capaz informar endereço, telefone, horário de funcionamento, os períodos do dia em que o estabelecimento tem mais ou menos movimento e até se foi fechado permanentemente. Mas, curiosamente, não havia nenhuma opção oficial para indicar fechamento temporário, que poderia ser útil para pontos comerciais em reforma, por exemplo.

Diante das atuais circunstâncias, o Google teve que correr para disponibilizar essa opção. O empresário pode acessá-la dentro do Google Meu Negócio. A companhia sinaliza que empresas parcialmente abertas podem usar o recurso de “horário especial” para informar o esquema atual de funcionamento.

Essa mudança já era esperada. Ela faz parte das medidas relacionadas ao coronavírus que Sundar Pichai, CEO do Google, anunciou em 15 de março. A intenção da companhia é informar quais empresas permanecem abertas ou estão fechadas com o máximo possível de precisão.

Para alcançar esse objetivo, o Google deve combinar as informações das próprias empresas com dados de governos e tecnologias de inteligência artificial.

A companhia disponibiliza mais informações sobre fechamentos temporários motivados pelo Covid-19 na ajuda do Google Meu Negócio.

Com informações: Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados