Desmanche do MacBook Air revela teclado melhor e reparo difícil

iFixit deu nota 4 (de 10) para o MacBook Air em escala que aponta facilidade de reparo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MacBook Air com mecanismo tesoura (foto: iFixit)

Anunciado no dia 18, o novo MacBook Air com tela de 13 polegadas e teclado Magic Keyboard com mecanismo tesoura já foi parar nas mãos impiedosas do iFixit. O desmonte mostra que o notebook não tem reparo fácil. Mas o que mais importa é a constatação de que o retorno das teclas com sistema tesoura foi mesmo um acerto da Apple.

Em 2015, a Apple apresentou um teclado com mecanismo em forma de borboleta nas teclas que prometia permitir que o usuário digitasse com mais conforto e cometesse menos erros em relação ao teclado com o então antigo mecanismo tesoura. Ao mesmo tempo, o novo sistema possibilitou à Apple reduzir a espessura das teclas.

Mas o tempo revelou que, na verdade, o mecanismo borboleta tem falhas. A Apple chegou a ser processada por usuários que tiveram seus MacBooks danificados por conta do acúmulo de poeira abaixo do teclado que o novo sistema propiciava.

No desmanche, o iFixit deixa claro que o novo MacBook Air ficou mais grosso que o modelo da geração anterior por conta do retorno do velho, mas confiável mecanismo tesoura. Só que a diferença é inexpressiva: a espessura aumentou apenas 0,5 mm.

Por trazer de volta o sistema tesoura, a Apple pôde até se desfazer de uma “gambiarra”: o iFixit notou que o MacBook Air não traz mais a barreira de silicone que, nos modelos com mecanismo borboleta, serve para dificultar a entrada de detritos no teclado. Com o “velho novo” sistema, isso não é mais necessário.

MacBook Air - touchpad (foto: iFixit)

O iFixit também notou que o laptop agora tem um dissipador de calor maior sobre o processador, além de uma distribuição de cabos que facilita o reparo do touchpad e a remoção da bateria.

Graças a isso, o MacBook Air tem reparo “menos pior”: em uma escala que vai de 1 (reparo difícil) a 10 (reparo fácil), o iFixit deu nota 4 para o equipamento. A pontuação continua baixa, mas é melhor que a da geração anterior, que recebeu nota 3.

Vale lembrar que, no Brasil, a nova geração do MacBook Air custa a partir de R$ 10.299.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados