Juiz realiza casamento por videochamada no WhatsApp em PE

Juiz de família faz cerimônias de casamento civil por WhatsApp; Pernambuco decretou quarentena contra coronavírus

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (Imagem: Pexels)

A quarentena devido ao novo coronavírus (COVID-19) obrigou muitas pessoas a mudarem de hábito: diversos profissionais estão em home office, médicos atendem à distância e alunos têm aulas digitais. Em Pernambuco, um juiz seguiu essa tendência e fez uma cerimônia de casamento através de uma videochamada no WhatsApp.

O juiz Clicério Bezerra, da 1ª Vara de Família e Registro Civil de Recife, realizou o casamento dos noivos Marcelo Siqueira de Araújo e Denise Coutinho Guimarães em 17 de março, por meio de uma chamada de vídeo no celular.

O magistrado estava em um fórum no bairro Ilha do Leite, enquanto o casal se encontrava em um cartório no bairro das Graças, também em Recife. A cerimônia contou ainda com testemunhas e um oficial de registro civil. Tudo foi feito de maneira relativamente rápida.

Bezerra explica em comunicado que, como juiz de família, ele costuma falar “sobre o que significa essa união, das diferenças entre os noivos, das dificuldades e alegrias que vão encontrar… mas ali o que importava era fazer uma cerimônia simples e mandar os noivos para casa”.

https://www.facebook.com/162025857300418/videos/443043669808340/

A noiva ficou em dúvida se realmente haveria o casamento civil devido aos procedimentos de quarentena. “Liga nosso cunhado Gabriel, já no fim da tarde, mandando correr para o cartório de registro civil e diz: ‘o juiz vai casar vocês’. Quando chegamos descobrimos que ia ser por WhatsApp!”, ela conta no comunicado.

O juiz observa que, “no caso desses noivos, os trâmites já tinham finalizado e eles já tinham marcado a data da união civil”. No dia 18 de março, ele realizou mais quatro casamentos à distância.

Pernambuco determina quarentena

O governo estadual de PE proibiu aglomerações com mais de 10 pessoas e determinou o fechamento do comércio não-essencial; bares, lanchonetes e restaurantes podem funcionar apenas com serviços de delivery. No entanto, ainda há diversas lojas abertas e uma quantidade relativamente alta de pessoas nas praias.

De acordo com o Ministério da Saúde, há 78 casos confirmados de coronavírus em Pernambuco, e seis mortes devido ao COVID-19. No Brasil inteiro, são 4.579 casos e 159 óbitos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados