In Loco divulga mapa com índice de isolamento social no Brasil

In Loco auxilia prefeitura do Recife; empresa divulga dados de isolamento baseado na movimentação de celulares

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A In Loco publicou em seu site um mapa do Brasil com índices de isolamento social baseados na localização de celulares. Além de dados nacionais, a plataforma mostra os números de cada estado. Dados de 1º de abril de 2020 mostram que 51,8% do país se encontra em quarentena; o Distrito Federal concentra a menor movimentação, enquanto Tocantins foi o estado com a maior mobilidade registrada.

Índice de isolamento social da In Loco

O mapa — que pode ser acessado neste link — é atualizado diariamente com os dados do dia anterior. Quanto maior o número, maior o isolamento social. A In Loco faz o rastreamento ao integrar uma API em aplicativos de parceiros como Santander, Magazine Luiza, Hering, Banco Original e TIM; ela tem uma base de 60 milhões de dispositivos cadastrados.

Vale notar que a In Loco firmou uma parceria com a cidade de Recife para mostrar um mapa de calor com a movimentação de pessoas na capital pernambucana. Segundo a prefeitura, não haverá invasão de privacidade porque os dados coletados não expõem a identidade dos cidadãos.

In Loco usa sinais de telefonia, GPS e Wi-Fi

A In Loco é capaz de obter a localização com precisão indoor por meio de GPS, triangulação de redes Wi-Fi, sinal de Bluetooth e de telefonia. Ela também identifica idade, gênero, quanto tempo determinados apps ficam abertos, operadora do usuário e modelo do celular.

O rastreamento da In Loco não é opt-in, ou seja, se você usa um aplicativo com essa API integrada, já está enviando dados para a empresa. É possível interromper essa coleta de informações ao preencher um formulário com o ID de publicidade do seu smartphone.

Índice de isolamento social por unidade federativa

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados