Samsung, LG, Asus e Motorola estendem garantia ao cliente no Brasil

As empresas aumentaram o prazo para evitar que os clientes sejam prejudicados pela pandemia de coronavírus

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S20 Ultra

O isolamento social por conta do coronavírus impede o acesso a diversos serviços, incluindo a assistência técnica para produtos como smartphones e tablets. E, para impedir que clientes percam a garantia nesse período, Samsung, LG e Asus decidiram estender o prazo no Brasil.

A Samsung informou em primeira mão ao Tecnoblog que ampliará o benefício até 31 de maio a clientes cuja garantia se encerraria após 15 de março, quando teve início a quarentena por conta da COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

A medida vale para todos os produtos da marca, incluindo smartphones, tablets, TVs, notebooks e linha branca. E, além da extensão da garantia, a empresa tem investido em outros meios de atendimento para contornar a pandemia.

Entre eles, está o chamado Serviço Remoto, em que um especialista se conecta ao aparelho pela internet para tirar dúvidas do usuário. A opção pode ser solicitada pelo telefone. A Samsung também oferece 24 horas por dia um atendimento por chat.

LG

A LG também nos indicou que os clientes que tiveram a garantia afetada pelo novo coronavírus terão o benefício garantido. Segundo a fabricante, quem pedir assistência técnica antes da sua garantia acabar, poderá ser atendido após o fim do período de isolamento.

A empresa considera a data de contato pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor, e não a da entrega do aparelho para oferecer ou não a garantia. Além disso, o LG Collect segue funcionando para usuários enviarem celulares com defeito à empresa por meio dos Correios.

A marca também tem se concentrado em alternativas durante a quarentena, que afetou as atividades em assistências técnicas. Os clientes podem optar pelo serviço de atendimento remoto, em que técnicos se conectam aos aparelhos, e pelos atendimentos por telefone, e-mail, WhatsApp e chat.

Asus

A Asus também está considerando a data do primeiro contato para oferecer o reparo. A empresa afirma que está aprovando o atendimento nos casos em que o problema com o aparelho é reportado por meio de seu site seu dentro do período de garantia.

A empresa afirma ainda que o atendimento por telefone, e-mail e chat seguem funcionando.

Motorola

A Motorola segue o mesmo caminho e se compromete a atender, quando a situação for normalizada, os clientes que precisarem de reparos e tiverem o prazo de garantia encerrado nesse período. A medida serve para contornar a suspensão nas atividades de Assistências Técnicas da empresa.

Elas estão sendo fechadas gradualmente desde 18 de março para garantir o bem-estar e a saúde dos clientes e para atender às orientações do Ministério da Saúde. A data de reabertura desses serviços ainda não foi definida.

Nesse período, os consumidores que não puderem esperar pelo reparo poderão enviar os aparelhos por meio dos Correios. Para realizar esse processo, é preciso entrar em contato com a Motorola por um dos seus Canais de Atendimento.

A empresa ainda oferece atendimento por telefone, por WhatsApp e por um serviço de assistente virtual, disponível 24 horas por dia em seu site.

O que dizem outras empresas

O Tecnoblog também procurou outras empresas para saber se há mudanças na garantia de aparelhos por conta do novo coronavírus. A Huawei afirma que, como o P30 Pro e P30 Pro Lite têm 2 anos de garantia e foram lançados em 2019, os prazos não precisarão ser estendidos.

Entramos em contato com Apple e Xiaomi, mas não tivemos resposta até a publicação desse texto.

Atualizado às 11h10 de sexta-feira (3) com informações da Motorola.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados