TB Comunidade #011: IPTV, Office 365, contactless e mais

Confira as melhores discussões da Comunidade do Tecnoblog desta última semana, entre 27 de março e 3 de abril

Lucas Lima
Por

Como está sua quarentena? Trabalhando ou aproveitando o tempo livre para consumir entretenimento ou estudar? Ao que parece, muita gente anda assistindo TV pirata via internet, a chamada IPTV. Essa foi a principal discussão da semana na Comunidade do Tecnoblog. Confira outros destaques do período de 27 de março e 3 de abril.

melhores discussões da semana 11 na comunidade do tecnoblog

As 10 melhores discussões da semana na Comunidade do TB

  1. Tráfego de IPTV pirata cresce no Brasil em meio à pandemia
  2. Twitter apaga dois posts de Bolsonaro sobre coronavírus
  3. Microsoft desiste de aumentar preço do Office 365 Home e Personal [atualizado]
  4. Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless]
  5. Samsung deixará de fabricar telas LCD para focar no OLED
  6. CloudFlare anuncia DNS 1.1.1.2 e 1.1.1.3 com filtro de malware
  7. LineageOS 17.1 com Android 10 é lançado para 52 celulares e tablets
  8. Xiaomi Mi 8, Mi 9 SE e outros recebem Android 10 com MIUI 11
  9. TIM, Claro, Vivo e Oi permitem troca de chip remota na pandemia
  10. Apple compra app Dark Sky e encerra versão para Android

IPTV pirata

mohnish-landge-antena-unsplash

Uma sondagem feita pela Folha de S. Paulo apontou que, em média, 30% do tráfego de pequenos provedores de internet correspondem ao streaming de IPTV pirata. Ainda que a pirataria precise ser combatida, a preocupação maior nesse momento é com o congestionamento das redes durante a quarentena do coronavírus.

Muitas pessoas estão usando a internet em casa para trabalhar remotamente. A Netflix, Amazon Prime Video, Globoplay e outros serviços de streaming conseguem reduzir a qualidade do vídeo para reter um pouco o tráfego intenso. No entanto, será que esses provedores piratas têm a mesma preocupação?

Aumento do Office 365

A Microsoft chegou a notificar alguns usuários sobre o aumento da assinatura do Office 365 Personal e Home em até 28%. No entanto, a empresa recuou após críticas de usuários. Considerando que várias outras companhias têm liberado os serviços gratuitamente para auxiliar as pessoas estão em quarentena, o timing para fazer um reajuste nos valores, mesmo com a alta do dólar, é bem ruim.

Pagamento por aproximação

Google / Google Pay / pagamento por aproximação

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomendou que as pessoas usem os métodos de pagamento por aproximação (contactless) ao invés de pagar com cédulas, para evitar o contágio do coronavírus. Você já usa essa forma de pagamento?

Reunimos algumas dicas para quem quer começar a pagar com o celular ou o cartão magnético habilitado com o NFC. Google Pay, Samsung Pay, Apple Pay, PicPay, Iti… É bem provável que você possa usar alguma das opções para evitar o contato físico.

Troca de chip da operadora durante a pandemia

As operadoras TIM, Claro, Oi e Vivo anunciaram medidas para possibilitar a troca do chip pelos usuários durante a quarentena. Com as lojas fechadas e o atendimento reduzido, alguns clientes poderão receber um novo chip em casa, enquanto outros ainda precisarão adquirir um novo SIM em bancas de jornal, por exemplo.

Relacionados

Relacionados