DualSense, novo controle do Sony PlayStation 5, é oficial

Sony anuncia design final do novo controle para PS5: DualSense possui microfone, feedback háptico e gatilhos L2 e R2 adaptáveis

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sony PlayStation 5 DualSense

A Sony revelou o design final do novo controle para o PlayStation 5, chamado DualSense: ele possui design em dois tons, microfone embutido, feedback háptico parecido com celular, além de gatilhos L2 e R2 adaptáveis. O joystick do PS5 representa uma “mudança radical”, segundo a empresa, e está sendo distribuído aos desenvolvedores de jogos.

Já sabíamos alguns detalhes sobre o DualSense: a Sony explicou no ano passado que o controle utiliza uma tecnologia de feedback háptico semelhante a smartphones; e que os botões L2 e R2 se tornaram gatilhos adaptativos para fornecer diferentes sensações de tato.

Isso continua valendo: Hideaki Nishino, da Sony, diz no blog oficial que o feedback háptico “adiciona uma variedade de sensações poderosas ao toque, como a lentidão de dirigir um carro na lama”. Além disso, os gatilhos adaptáveis ​​nos botões L2 e R2 permitem “realmente sentir a tensão de suas ações, como ao puxar um arco para disparar uma flecha”.

A empresa afirma que manteve “grande parte do que os jogadores adoram no DualShock 4”, mas o DualSense tem várias diferenças visíveis em relação ao controle do PS4. Ele adota um design em dois tons, com destaque para a cor branca — será que vai ficar encardido com o tempo? Além disso, a barra de luz agora fica nas laterais do touchpad. A bateria é recarregada via conector USB-C.

Ele possui um conjunto de microfones embutidos, para que os usuários possam conversar facilmente com amigos sem um fone de ouvido. E o botão Share do DualShock 4 não está presente aqui: em vez disso, temos um botão Create para “novas maneiras de os jogadores criarem conteúdo épico de gameplay”, diz Nishino. O que isso significa? Os detalhes serão revelados no futuro.

Sony PlayStation 5 DualSense

Sony faz “mudança radical” para controle do PS5

Com esses recursos adicionais, a Sony teve que tomar cuidado para o DualSense não ficar muito pesado ou volumoso. “Nossa equipe de design trabalhou em estreita colaboração com nossos engenheiros de hardware para posicionar os gatilhos e atuadores”, explica Nishino. A Sony alterou o ângulo dos gatilhos L e R e fez leves alterações na área segurada pelas mãos.

Para Jim Ryan, presidente e CEO da SIE (Sony Interative Entertainment), “o DualSense marca uma mudança radical em relação aos controles anteriores, e captura como nos sentimos convictos em dar um salto de geração com o PS5”.

A Sony passou por vários conceitos e centenas de modelos nos últimos anos até decidir por esse design final, que foi registrado no Japão no ano passado. Ele está sendo distribuído aos desenvolvedores de jogos. O que você achou?

Vale lembrar que a Microsoft já anunciou os detalhes sobre o controle do Xbox Series X: ele se chama Xbox Wireless Controller, é um pouco menor que o controle do Xbox One, tem botão Compartilhar e possui um controle direcional (d-pad) reprojetado. Além disso, ele traz melhorias para reduzir a latência.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados