Rio usa drone da DJI com alto-falante para desfazer aglomerações

Drone usado pelo Rio de Janeiro se aproxima de aglomerações para avisar sobre distanciamento social

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
DJI Mavic 2 Enterprise

O recado é um só: para quem pode, fique em casa. Como muita gente insiste em permanecer nas ruas ou em aglomerações, a prefeitura do Rio de Janeiro recorreu a um drone para alertar os cidadãos sobre a importância do isolamento social. Trata-se de um Mavic 2 Enterprise, da DJI.

A escolha desse modelo não foi aleatória. O Mavic 2 Enterprise conta com um alto-falante que possui projeção de 100 decibéis a 1 m de distância. A ideia da prefeitura é aproximar o drone de aglomerações e, na sequência, reproduzir gravações que alertam para a necessidade de as pessoas respeitarem as orientações sobre distanciamento social neste período de pandemia de coronavírus.

Para localizar pontos de aglomeração, a prefeitura pode usar sinais da rede de telefonia celular da operadora TIM e sistemas de câmeras que, com base em inteligência artificial, conseguem identificar volumes de pessoas em deslocamento.

Se aglomerações importantes forem identificadas pela prefeitura a partir desses recursos, o drone será enviado a esses pontos com o intuito de dar o alerta aos que desafiam as orientações de isolamento. O equipamento também poderá ser acionado com base em denúncias feitas ao Disk Aglomeração (telefone 1746).

Além de alto-falante, o Mavic 2 Enterprise possui uma câmera com zoom óptico de 2x que será usada para transmitir imagens em tempo real para o gabinete de Crise da Prefeitura e o Centro de Operações do Rio de Janeiro.

De acordo com a DJI, o Mavic 2 Enterprise é dotado de recursos que o tornam apto a uma série de aplicações, como operações de resgate, combate a incêndios, inspeção de pontes e, como é o caso do Rio de Janeiro, ações de segurança pública.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados