União Europeia lança guia para apps que rastreiam COVID-19

União Europeia lista exigências para que aplicativos rastreiem COVID-19 sem infringir direitos e privacidade de usuários

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
União Europeia - bandeira

A União Europeia elaborou um guia para apps de celular que rastreiam a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus. O documento, apresentado ao público nesta quinta-feira (16), pretende uniformizar o funcionamento desses aplicativos em países do bloco a fim de preservar os direitos e a privacidade dos usuários.

O guia é um projeto da Comissão Europeia, desenvolvido em colaboração com a e-Health Network. A iniciativa visa criar um documento que aponte exigências para que esses aplicativos sejam implementados em países que integrem a União Europeia.

“Os apps de rastreamento para limitar o contágio do coronavírus podem ser úteis, especialmente como parte das estratégias de saída dos Estados-Membros” afirma o comissário de mercado interno, Thierry Breton. “No entanto, fortes salvaguardas de privacidade são um pré-requisito para a adoção desses aplicativos e, portanto, sua utilidade”.

A privacidade é o ponto mais crítico do manual. De acordo com o documento, os aplicativos não podem ser invasivos e os dados devem ser anônimos. Os desenvolvedores também devem buscar alternativas que não coletem a localização ativa dos usuários, como o pareamento via Bluetooth.

Demais exigências pairam sobre o limite de uso desses aplicativos, já que devem ser voluntários e desativados logo após o fim da pandemia. Além disso, os apps precisam ser aprovados pelas autoridades de saúde dos respectivos países do bloco.

Alterações no manual podem surgir ao longo do tempo. De acordo com o comunicado, “uma abordagem comum a outras funcionalidades, em particular no rastreamento de informações e sintomas, pode ser desenvolvida em futuras iterações do guia”.

França e Alemanha anunciam app para rastrear COVID-19

Os aplicativos para rastrear o novo coronavírus já estão nos planos da França e Alemanha. Anunciados na semana passada pelos dois países europeus, os apps são mais um esforço para erradicar a pandemia de COVID-19 no continente.

O aplicativo da Alemanha já está em uso no país. O Coronavirus-Datenspende chama a atenção por, além de rastrear a doença, coletar informações de wearables para verificar se o usuário contraiu ou não o novo coronavírus. O app da França ainda está em desenvolvimento.

Demais iniciativas para combater o vírus estão em ação pelo mundo. Entre elas está a parceria entre a Fitbit e Stanford para construir um algoritmo capaz de detectar doenças com dados coletados por wearables, inclusive a COVID-19.

Com informações: TechCrunch e Comissão Europeia

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados