Troque a senha: contas Nintendo estão sendo acessadas indevidamente

Casos de acessos indevidos a contas Nintendo se espalham na internet; recomendação é ativar autenticação de duas etapas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos
Review Nintendo Switch Lite 09

Eu acabei de trocar a senha da minha conta Nintendo e acho que você deveria fazer o mesmo: relatos de acessos indevidos estão se espalhando pela internet desde domingo (19). Não está claro se existe uma falha de segurança nos servidores da companhia japonesa, mas é válido tomar cuidado especialmente se você tem um cartão de crédito cadastrado na sua conta.

Um dos primeiros relatos foi do jornalista de games Jack Parsons, no Twitter: “Suspeito que a Nintendo tenha sofrido uma grave brecha de segurança. Minha conta foi acessada várias vezes durante a noite. Minha senha é uma string única e meu PC definitivamente está limpo”, disse. O histórico de acessos à conta pode ser consultado nesta página.

Na noite de segunda-feira (20), o jornalista Ron Amadeo também relatou que sua conta Nintendo foi acessada. Ele recebeu um e-mail automático dizendo que um login foi realizado por meio do Mozilla Firefox, o que não faria sentido, já que ele não possui o navegador instalado em nenhum de seus dispositivos e todos os seus consoles da Nintendo estão “juntando poeira”, nas palavras dele.

É recomendável trocar sua senha para evitar problemas, principalmente se você reutiliza a mesma combinação em diversos serviços ou se não muda a senha há muito tempo. Caso tenha um cartão de crédito cadastrado, sua conta pode ser usada para comprar jogos ou itens sem que você perceba.

A Nintendo também possui um recurso de verificação de duas etapas, que previne o acesso não autorizado de terceiros: é necessário digitar, além da sua senha, um código único de seis dígitos para entrar na conta. Esse código pode ser cadastrado em aplicativos como o Google Authenticator, o mais famoso deles, mas sugerimos alternativas que podem ser até melhores para você.

Atualização às 13h55. Ao Eurogamer, a Nintendo informa que está ciente dos relatos de acessos indevidos a determinadas contas e que investiga o caso.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados